quarta-feira, 11 de novembro de 2009

SOBRE A QUERATINA

Será que a formação de uma pena é a mesma do cabelo humano?Um estudo realizado na Universidade de Oxford no Reino Unido, pelo especialista em genética Christopher Ponting, descobriu que o gene produtor da proteína do cabelo e unhas nos humanos, e das penas e do bico nas galinhas (a queratina) teria evoluído duas vezes, gene evoluíu em conjunto nos mamíferos e nos pássaros. Porém, nas galinhas, verificou-se que a sequência da queratina é diferente. Citado pela "Nature"Empresa de cosméticos adquire tecnologia da UFRJA pena de galinha, resíduo industrial de baixo aproveitamento na indústria avícola, transformou-se recentemente em matéria-prima nobre para a produção de cosméticos, o hidrolisado de queratina.O hidrolisado é matéria para a produção de diversos cosméticos, como cremes, xampus para cabelo e produtos para as unhas, entre outros. A vantagem deste produto está na sua cor (mais clara, em contraste com os que existem atualmente no mercado, de cor escura), o preço da matéria-prima (as penas de galinha muitas vezes podem ser adquiridas sem nenhum custo) e o processo de obtenção. A fabricação atual utiliza uma série de produtos químicos, enquanto esta queratina é sintetizada de forma biológica, enzimática.Os microrganismos produzem uma enzima, que no caso é a queratinase. Após realizar seu “trabalho”, esta substância pode ser reaproveitada para outros fins. Os japoneses, por exemplo, lançaram recentemente um peeling dermatológico feito com este material.Assim caminha a indústria, procurando soluções baratas, mas será que sempre eficazes?

29 comentários:

virginia hair Styler disse...

é realmente fica complicado saber o que realmente é ou não eficaz;

odaircardoso disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
RENATA disse...

Aprendemos que a queratina forma uma película protetora onde bloqueia a hidratação natural ou mesmo os procedimentos neste sentido no fio. Creio que a implicância se dê inclusive na pele... Achei esquisitíssimo esse procedimento de peeling baseado em queratina, seja ela humana ou não... Porém, existem peelings enzimáticos que não sei exatamente como funcionam! E daí? Fiquei sem uma posição objetiva!

CLAUDIO PEIXOTO disse...

é um resultado penso eu de MOMENTO, mas no fundo a queratina na penetra no coretx capilar, onde se encontram as cadeias de queratina, pois a queratina é formada na matriz, onde estao as celulas germinativas e os queratinócitos, logo é um processo que se passa dentro do couro cabeludo e nao na haste capilar

odaircardoso disse...

eu acho que e so para vender podruto.

Karine Zanoli disse...

Acho interessante a busca de novas técnicas na produção e obtenção de ativos, porém devem ser analizados até que ponto os ativos serão eficazes, se vale ou não a pena investir.

Karine

Jandira disse...

Ok, eu etendi..

Jandira Tavares

Unknown disse...

Isso me faz pensar que a queratina vai ganhar ainda mais espaço no mercado de cosméticos.Será que a queratina obtida pela queratinase é melhor?Ou é pior?

fabiane disse...

Soluções de baixo custo são lançadas no mercado diariamente, apenas é bom confirmar ,baixo custo para eles porque quando compramos os produtos eles tem valores muito alto.

Kayla Ribeiro disse...

Pode ate ser . . mas, ate que ponto ?? se tudo esta ligado em baratear estes produtos ??

Anônimo disse...

Maisa, é como vc sempre fala, o negocio é estudar, procurar saber realmente a verdade, pois começando a ter conhecimento da estrutura capilar e estudando para aprender a tratar e cuidar dos cabelos, não podemos nós deixar enganar. Isto é muito sério.

Anônimo disse...

Concordo que a formação da pena não seja a mesma do cabelo humano e que a formação da pele de animal não é a mesma do cabelo, pode ter algo próximo,então torno a perguntar esses tratamentos de queratinização e cauterização é so um paleativo ou nem isso?

Unknown disse...

Não, acho que a pena não tem a mesma formação do cabelo humano. E estas aplicações tratam apenas superficialmente.

Nancy disse...

Acredito que nem sempre são eficazes, devido a dificuldade de permeação. Mas as pesquisas são importantes, na descoberta de ativos seguros e eficientes.

Unknown disse...

È sempre importante buscar mais informações.

gleibe luiz disse...

maisa esse estudo que voce sitou é o mais próximo do certo ou seja da perfeiçao,ou estes tratamentos nao resolvem nada ,ainda,dê sua opiniao pessoal você usa produtos com essas formulas ou usa outros com outros principios ativos?

Gilmara Lima disse...

Maisa, é importante avaliarmos realmente os lançamentos de mercado. Acho que um produto pode ser bom e relativamente barato, mas sabemos que nem sempre ocorre desta forma. Só é possível saber sua eficácia quando temos o conhecimento do assunto, portanto mais do que nunca devemos ficar antenados com estas novidades !!!bjos

Unknown disse...

Ai é que está o problema, usar matéria prima de baixa qualidade para baratear o custo e aumentar o lucro. Este é o nosso capitalismo selvagem

Rose disse...

bom,vamos esperar para ver de onde mais vai surgir queratina.

neneca disse...

Como diz o ditado: O HOMEM CONSTROI E ELE MESMO DISTRÓI.VAMOS VER ONDE TUDO ISSO VAI PARAR.ESPERO QUE NUM FUTURO BEM PRÓXIMO ISSO POSSA SER RESOLVIDO.PORQUE SE NÃO ESTAMOS PERDIDOS.

l disse...

é um grande problema emcontrar um produto q de realmente os resultados q promete...

Lucimar torres disse...

é um grande problema encontrar produtos q dão realmente os resultados que prometem....

Claudinha disse...

Bem,aprendemos que queratina não trata cabelos.Nem a que se dizem humans,nem as de pena de galinha,nem as muitas que surgem com o único objetivo:LUCRAR
Outro dia vi uma cabeleireira dizer q tinha encontrado a solução para tratamento de cabelos na caterização de
ostra,devido ser uma queratina humana,que hidrata enquanto sela as cúticulas,dizia mais que provavelmente essa cauterização vai substituir a escova marroquina porque ela deixa o cabelo lizo como com marroquina,porém é um processo sem formol.Ai surge a minha dúvida o que faz o alizamento nesse caso e quais serão as consequencias futuras,ja que queratina não trata muito menos hidrata.

Unknown disse...

Onde é que vamos para?? Hoje penas de galinhas, amanhã unhas de indigentes. Se eles sabem que a queratina é uma proteína que age dentro de nós para que tanto trabalho para enganar o povo??

silvana

silvia helena disse...

Se tudo isso for verdadeiro ótimo, poi teremos produtos de melhor qualidade e custo baixo. Se é eficaz ,só testando. Silvia

jaqueline vilas boas disse...

A gente nao sabe o que mais acreditar!!!!!!!!!Nao acho que seria eficaz,mas as empresas de cosmenticos so sabem inventar moda.

Simone disse...

Não se sabe, infelizmente como todo produto novo só se tem a resposta se provocar algum dano em alguém. Com relação ao valor fico com minhas dúvidas, já diz o ditado ,"o barato sai caro."

Rafaeli disse...

Maísa, nem todas as descobertas são eficazes. Mes essas pesquisas são imprescindíveis para a descoberta de bons produtos. Principalmente quando se aproveita algo que antes não era aproveitado, como por exemplo as penas, isso pode contribuir positivamente para o meio ambiente.

rita costa disse...

entendido