quarta-feira, 11 de novembro de 2009

QUERATINA

UM ALUNA ENVIOU UM EMAIL, NO QUAL RECEBEU A EXPLICAÇÃO DE UMA PESSOA QUANDO PERGUNTOU DE ONDE VEM A QUERATINA.
ANALISE O TEXTO E FAÇA OS SEUS COMENTÁRIOS:

É uma proteína secundária, forma tridimensional de α-hélice (α-queratina) ou de folhas-β-pregueadas (β-queratina), constituídas de cerca de 15 aminoácidos, principalmente de um aminoácido sulfurado denominado cisteína. Essas estruturas ocorrem porque os aminoácidos da queratina
A queratina é sintetizada em células diferenciadas - queratinócitos - do tecido epitelial (pele) e invaginações da epiderme para a derme ( como os cabelos e unhas ) de animais terrestres. Nas aves, que apresentam origem evolucionária diferente, as células das penas sintetizam filamentos de queratina de estruturas moleculares diferentes denominadas β-queratina.

28 comentários:

virginia hair Styler disse...

isso nós aprendemos em todos os curso que pensamos serem sérios . Mas agora , está ou não correto?

odaircardoso disse...

e emplecionante,e por isso que sempre tem que nós informa melhor para que não possa dar uns foras. como esse.

RENATA disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
RENATA disse...

O número de aminoácidos está incorreto. Creio que a alusão de ser uma proteína secundária se deve ao fato de ser formada por aminoácidos... Seria isso? A sintetização epidérmica através dos queratinócitos a meu ver tbm está correta. Em relação a sintetização da queratina das aves, apesar do texto anterior tbm. abordar o conteúdo, permaneceram dúvidas. Poderia esclarecer melhor Maísa? Obrigada.
Abraços.

CLAUDIO PEIXOTO disse...

nao percebi bem o fundamneto desta postagem, mas a queratina é uma proteina, e como todas as proteinas são polimeros, formados por moleculas mais pequenas chamadas por monómeros. Diz- se secudnária devido á estrutura que apresentam ou forma espacial que ocupão. E dos dois tipos com etsrutura secudnaria que se conhecem temos a alfa-hélice e a folha beta, sendo que a alfa queratina e beta queratina estão envolvidos também .

Karine Zanoli disse...

Concordo com a explicação. Lembrando ainda que o objetivo das células queratinizadas é impermeabilizar e proteger o organismo das agressões do meio ambiente, como atrito, sol, chuvas e ventos. A queratina encontra-se na forma de alfa-hélice quando o cabelo está seco, quando ele for molhado temos a beta-queratina, essa alteração ocorre pelo rompimento das pontes de hidrogênio.
Karine

Jandira disse...

As formas que a queratina se encontra são de alfa-hélice para cabelo seco, quando ele for molhado temos a beta-queratina estas formas são alteradas quando ha rompimento das pontes de hidrogênio

Jandira Tavarees

Unknown disse...

É aquela história: a queratina é produzida pelos queratinócitos(na pele).É lá que as moléculas são formadas e ligadas.São proteinas estruturais, ou seja,não são reativas.Elas equilibram a porosidade ao longo do fio, aumentando a sua força e elasticidade.

fabiane disse...

Maísa hoje no mercado vemos muitos produtos de citeína, o que isso significa para o cabelo? È tão sem função como a queratina?

Kayla Ribeiro disse...

Então vamos direto ao assunto a QUERATINA e eficaz ou nao ?? existe alguma substancia dela com a cisteina e capaz ou nao de reconstruir repor ???

Anônimo disse...

Ainda, estou em dúvidas,mas esses produtos com a cisteina são eficazes mesmo alguem já usou e obteve o resultado?

Unknown disse...

Maísa,tenho pouco conhecimento ainda sobre este assundo.PRECISO DE MAIS EXPLICAÇÕES. Li a postagem e os comentários, mas o que sei estou aprendendo aqui.

Bjos
Mari

soninha disse...

agora fiquei na dúvida,está certo ou naõ?um abraço.

Unknown disse...

Essas palavras científicas são tão dificeis de entender,mais irei pesquisa-las melhor.

gleibe luiz disse...

nao comprendi muita coisa,espero mais explicaçoes se possivel.

Gilmara Lima disse...

Maisa, não possuo conhecimento o suficiente para comentar o artigo acima. Lendo os comentários dos colegas fiquei mais em dúvida. Por gentileza forneça esclarecimentos a respeito do assunto.bjos

Unknown disse...

Não entendi nada.
Nem consigo identificar se está certo ou errado.

Rose disse...

Isso quer dizer que a queratina encontrada nas penas das aves é próximo do cabelo humano. Por isso quando queimado, é o mesmo cheiro de cabelo queimado?

Claudinha disse...

Os termos técnicos,dificultam o entendimento para mim que estou começando vou pesquizar,mas se puder explicar melhor eu agradeço.

Lucimar Torres disse...

eu achei essa explicação mt complicada,mas pelo q comparei com o q aprendemos ta meio diferente do q aprendemos.

Unknown disse...

Mais uma vez fica provado que a queratina age de dentro para fora e não ao contrario.

Silvana

rita costa disse...

concordo com nossa colega Lucimar...

Simone disse...

Está fazendo alguma relação das penas com o cabelo humano?
Não entendi bem.

silvia helena disse...

A explicação estar correta. Silvia

neneca disse...

OLÁ MAÍSA PELO QUE ESTOU APRENDENDO EM ALGUNS CURSOS TÉCNICOS QUE ESTOU FAZENDO ,E QUE JÁ LI, A EXPLICAÇÃO ESTÁ CORRETA.MAS GOSTARIA DE TER SUA OPINIÃO.OBRIGADA.

Gilmara Lima disse...

Maisa,

Espero que você poste mais informações sobre a queratina porque tenho dúvidas a respeito enviando até questionamento para o seu e-mail.

Entendi que a queratina é uma proteina que impermeabiliza e protege o fio das agressões do meio ambiente equilibrando a porosidade do fio de cabelo.

Esta definição está correta?

Por gentileza nos envie de forma resumida a importância da queratina e a forma que temos de utiliza-la ou se há reposição de alguma forma para suprir seus beneficios.

Obrigada!!!!

jaqueline vilas boas disse...

Queratina so funciona de dentro pra fora.To errada?Este comentario nao tem fundamento.

Rafaeli disse...

Concordo com a explicação. Mas para uma aula de bioquimica. A sua explicação ficou muito mais clara e objetiva.