quarta-feira, 11 de novembro de 2009

ANALOGIA ENTRE O BOLO E QUERATINA

Não sei se você já fez um bolo.
Mas:
Para se fazer um bolo precisa-se de ingredientes: ovo, leite, farinha, fermento, açúcar.
Estes ingredientes são misturados e levados ao forno para que o calor asse o bolo.
Quando o bolo está pronto, este é outro produto, pois através da mistura dos ingredientes acima (ovo, leite, farinha, fermento, açúcar), criamos outra substância ou outro produto: o bolo.
Será que podemos olhar para o bolo e falar que ele é um ovo?
Será que podemos olhar para o bolo e falar que ele é farinha?
Claro que não, na verdade quando fabricamos um novo produto, como já disse acima.
E se derretermos esse bolo com alguma substância ele vai voltar a ser ovo, farinha, fermento, etc?

Para que o cabelo seja fabricado é preciso de ingredientes: os aminoácidos e a própria células da camada basal que são duplicadas, além dos melanócitos que vão dar cor ao fio.
Esses aminoácidos entram no organismo humano através da alimentação e chegam ao couro cabeludo através dos vasos sanguíneos. Todo esses ingredientes são sintetizados e transformados em novas células.
As células recém criadas migram para cima no folículo na medida que elas se afastam do bulbo, e elas se alongam na medida que entram na zona de enlongamento (dentro da zona de síntese proteica e diferenciação). A medida que as células continuam movendo-se para cima na zona de queratinização a desidratação começa. Pontes dissulfídicas formam-se através de um processo oxidativo, e finalmente a fibra capilar permanente é formada (queratina).
Agora será que podemos olhar par a queratina e falar que é aminoácido ou pigmento, ou células da camada basal?
Será que se derretermos pele de animal, pena e cabelo vamos ter os mesmos aminoácidos, células duplicadas e pigmento que formam a queratina?
Será que a formação de uma pena é a mesma do cabelo humano?
Será que a formação da pele de animal é a mesma do cabelo humano?
PREZADOS ALUNOS, POSTEM OS SEUS COMENTÁRIOS

28 comentários:

virginia hair Styler disse...

sobre esse prisma eu concordo, Mas há de convir que atraves de células e mais não sei o que já não se clonou uma ovelha?
Não dá pra gente ficar confusa.............?????????????

odaircardoso disse...

com certeza não e igual se formos analisa como um coisa natural do corpo pode ser produzido em industria fazer mesmo efeito né.

RENATA disse...

Ótima essa analogia do bolo! Prática no esclarecerimento... Valeu!

CLAUDIO PEIXOTO disse...

na pele acontece algo muito semelhante. na camaad basal encontra-se as celulas epiteliais: as produtoras de melanina, os melanócitos, os de queratina, os queratinócitos as celeluas de langeehanas e de Markel e é interessante saber que á de 19/19 dias uma celula da camada basal se divide e dá origem a uma outra célula que migra para a superficie e leva de 28 a 50 dias a atingir a camada mais externa da pele , a camada córnea. á meida que vao subindo as celulas vao perdendo seu nucleo e vao ficando cada vez mais espalmadas e os queratinócitos formam-se em corneócitos, ou sejas ficam cheios de queratina e sem nucleo. No cabelo processa-se algo parecido, na matriz capilar que se encontra no bulbo piloso, contém as celulas do tecido epetilial, entre elas os melanócitos e queratinócitos que sao alimentados pelos vasos sanguineos que se encontram na papila dermica. Partindo deste principio a queratina é formada a nivel da derme, logo a introdução de queratina na haste capilar é impossivel.

Karine Zanoli disse...

Podemos dizer que a queratina é uma proteína que irá constituir a haste capilar.
Acredito que a formação de uma pena seje parecida com a formação da queratina dos fios, o que irá diferenciar é que na pena a queratina está disposta na forma de beta-hélice e nos fios na forma de alfa-hélice.

Unknown disse...

Com certeza a formação não é a mesma!Os próprios aminoácidos que formam as penas não são exatamente os mesmos que os do cabelo. A minha grande dúvida é se esses aminoácidos da queratina hidrolisada não se ligam de jeito nenhum à nossa queratina(a do cabelo). Se a proteína já foi desnaturada mesmo e esse processo é irreversível, não tem muito o que fazer!. Pelo que estamos vendo a queratinização é só mesmo uma maquiagem.

fabiane disse...

Maísa compreendi essa analogia e realmente se pararmos para pensar somos totalmente manipulados pelo meio quando não temos conhecimento Obrigado.

Kayla Ribeiro disse...

Com certeza nao !! como no exmplo de derretemos o bolo teremos os ingredientes de volta ???

Jandira disse...

Bela analogia, é uma pena que teem nos ensinado durante anos,que é possivel voltar aos ingredientes originais.

Jandira Tavares

Nancy disse...

Acredito que não Maísa, da mesma forma do exemplo do bolo...
Acredito que são diferentes de alguma forma, na sua estrutura e composição.

soninha disse...

muito interessante a explicação,adorei aanalogia do bolo,obrigada.

Unknown disse...

Maisa, também acho que não, a formação da pele do animal não é a mesma do cabelo humano. A explicação sobre a queratina e o bolo foi ótima, muito esclarecedora.

Mari

Unknown disse...

Maisa, o que estamos usando então quando compramos a chamada queratina em creme ou queratina liquida?

Mari

Unknown disse...

São tantas explicações sobre a queratina que as vezes fico confusa.Mais já deu pra entender como ela é gerada.

gleibe luiz disse...

compreendi que a queratina capilar nao é queratina capilar,entao qual é a soluçao ?

Gilmara Lima disse...

Maisa, a explicação do bolo foi assertiva, mas resta saber se a queratina hidrolisada tem alguma função positiva sobre o cabelo porque pelo visto é uma grande makeup para a estrutura capilar. O que utilizar ao inves da queratina? Será que a queratina em sinergia com outros ativos dependendo da sua porcentagem pode ter seu efeito minimizado? aih...quantas dúvidas....Beijos

Unknown disse...

É amiga, o assunto é sério!
Esta analogia foi perfeita para tirar toda e qualquer dúvida sobre a famosa queratina, que vende no mercado com água.

Rose disse...

é claro que não, a industria quer que agente acredite que tenha a mesma formação. Para vender produto

neneca disse...

Como diz nossa amiga o negócio é sério.temos que estudar muito este assunto para não fazer feio.Mas voltarei com mais explicações.Obrigada pela comparação.

Claudinha disse...

Ótima analogia,uma vez misturados não voltará a origem.Maisa se possivel falar mais sobre a queratina esse assunto interessante e polemico,explica melhor a diferença da formação do cabelo e penas.

Lucimar Torres disse...

entedi e até concordo queseja diferente mas acho q com a tecnologia q se tem hj podemos nos aproximar batante do real...

Unknown disse...

A Queratina é biológicamente explicada. Assim como o bolo, é impossível separa seus ingredientes depois de pronto. Não creio que a formação de um animal seja identica a de um humano.

Silvana

silvia helena disse...

Acho que a formação da pena e da pele de animal não é igual a do cabelo humano,mais é bem parecida. Silvia

jaqueline vilas boas disse...

Otimo exemplo do bolo.Muito bom

Simone disse...

Adorei esta comparação com o preparo do bolo, ficou bem clara a explicação e concluo que não é possível derreter um fio de cabelo e conseguirmos as matérias primas do que ele é formado.

Rafaeli disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rafaeli disse...

Ótima explicação. A formãção da pena deve ser pareceda com aformação do cabelo humano. Agora a pele, pode ser um pouco diferente. Acredito que os "ingredientes" para a formação celular sejam quase os mesmo, mas acontecem as diferenciações para cada local do corpo.

rita costa disse...

muito boa a explicaçao