sexta-feira, 6 de novembro de 2009

EXPLICAÇÃO DE A SOLUÇÃO PARA A COSMETOLOGIA: O USO DOS COSMÉTICOS NATURAIS

COM CERTEZA UM PRODUTO QUE SEJA REALMENTE NATURAL CONSEGUIRÁ FAZER UM TRATAMENTO NO CABELO.

O QUE É UM TRATAMENTO?
É UM PROCEDIMENTO QUE FAZEMOS EM CABELOS QUE ESTÃO COM ALGUM TIPO DE PATOLOGIA OU VÁRIOS TIPOS E RECUPERAMOS ESTE CABELO PARA QUE ELE NÃO PRECISE MAIS PASSAR POR TERAPIAS.
ISTO SÓ ACONTECE SE O CLIENTE MUDAR HÁBITOS, FAZER TUDO CORRETO, É LÓGICO, MAS UM CLIENTE JAMAIS PODE IR FAZER UM PACOTE COM SESSÕES DE TERAPIA E TERMINAR ESSAS SESSÕES E CONTINUAR O PROBLEMA.
A TERAPIA É PARA SOLUCIONAR O PROBLEMA, LEMBRE DISTO.

COM AS AFIRMAÇÕES ACIMA EU RESPONDO PARA VOCES ALGUMAS QUESTÕES QUE VOCES ME COLOCARAM NOS COMENTÁRIOS, COMO POR EXEMPLO:

Porque será que quando uso algum produto com silicone ou queratina melhora um pouco a estrutura do cabelo?

ESSES PRODUTOS VÃO MAQUEAR A PRIMEIRO PLANO O CABELO E O CABELO POR TER CARGA NEGATIVA, VAI DAR UMA CERTA MACIEZ COM PRODUTOS DE CARGA POSITIVA.
GERALMENTE QUALQUER CONDICIONADOR QUE VOCE PASSA NO CABELO VAI DAR UMA MACIEZ, MAS ISTO NÃO É TRATAMENTO.SE VOCE PASSA SILICONE, ESTE VAI ENCAPAR O FIO E POR ELE ESTAR POROSO, VAI FICAR MAIS FACIL DE PENTEAR E COM BRILHO, MAS COM O TEMPO A QUERATINA E SILICONE VAI ACUMULANDO NO FIO, PROIBINDO ELE DE ABSORVER AGUA E AÍ COMEÇAM OS PROBLEMAS...AGORA SERÁ QUE TODO PRODUTO QUE TEM SUBSTANCIAS NATURAIS COMO ERVAS, MEL, OU ÓLEO VEGETAL OU ANIMAL VAI TRATAR OS CABELOS?NÃO É BEM ASSIM:

EM PRIMEIRO LUGAR ESTE PRODUTO PARA FAZER EFEITO TEM QUE TER NO MÍNIMO 5% DE PRINCÍPIOS ATIVOS.
NÃO ADIANTA PEGAR UM XAMPU DE JABORANDI E TER 1, 2 OU 3%.
ELE VAI TER O JABORANDI, MAS NÃO VAI TER EFEITO TERAPEUTICO.
SEGUNDO- TEM QUE TER O PRINCÍPIO ATIVO TERAPEUTICO PARA AQUELA PATOLOGIA.
MAS O QUE É UM PRINCIPIO TERAPEUTICO PARA DETERMINADA PATOLOGIA?EXEMPLO:NÃO ADIANTA QUERER TRATAR UM CABELO QUE ESTÁ COM QUEDA COM UM TRATAMENTO A BASE DE CONFREI, OU BABOSA, ETC, MESMO QUE OS PRODUTOS USADOS TENHAM 5% DE PRINCÍPIO ATIVO.
ACONTECE QUE QUANDO SE FORMULAM PRODUTO PARA QUEDA E PARA QUE ESTE PRODUTO TENHA EFEITO TEM QUE:
1. SER NATURAL
2. TER PELO MENOS 5% DE PRINCÍPIO ATIVO.
3. TEM QUE TER O PRINCIPIO ATIVO ADEQUADO PARA AQUELA PATOLOGIA.

MEUS ALUNOS, ESTOU SENDO MUITO TRANSPARENTE E OBJETIVA NAS MINHAS EXPLICAÇÕES PARA QUE VOCES NÃO COMECEM A COMPRAR TUDO QUE SE DIZ NATURAL ACHANDO QUE É O MELHOR.
DE REPENTE VOCE COMPRA UM CONDICIONADOR DE LANOLINA QUE NA VERDADE NÃO TEM NADA DE LANOLINA.OU COMPRA UM XAMPU DE ERVAS PARA CASPA E NÃO TEM 5% OU NÃO TEM A ERVA INDICADA PRA FAZER A TERAPIA QUE VOCE QUER.
PARA SE ELABORAR PRODUTOS NATURAIS É NECESSARIO TER CONHECIMENTO DE FITOTERAPIA.
ENCONTRO MUITOS SITES DE FITORAPIA INDICANDO CERTAS ERVAS PARA TRATAMENTOS QUE NA PRATICA NÃO FUNCIONAM.EXEMPLO: A MINHA PRATICA NÃO PERMITE USAR XAMPU DE BABOSA PARA CASPA, QUEDA OU CABELOS SECOS. NÃO FUNCIONA!!! MESMO TENDO NO MINIMO 5%.
O EXEMPLO CITADO ACIMA É UM DOS CASOS.VOCE DEVE ESTAR SE PERGUNTANDO: COMO VOU SABER SE UM COSMETICO NATURAL TEM 5%, SE NÃO VEM ESCRITO NO ROTULO? ESSE É O PROBLEMAS, MAS MAS PRA FRENTE VOCE VAI ADQUIRIR EXPERIENCIA QUE VAI TE PERMITIR SABER.

UM GENUÍNO PRODUTO NATURAL É:

100% natural: Isso considera que não lhe foi adicionado qualquer produto sintético, agentes emulsionantes, diluentes como óleo mineral, propilenoglicol, ou qualquer outro aditivo químico.

100% puro: Nenhum outro produto natural similar foi adicionado a ele. Por exemplo, a lavanda muitas vezes é misturada a outros híbridos, chamados de lavandins para se conseguir um produto mais barato, ou no caso do óleo de melissa, que custa alguns milhares de dólares o litro e que é produzida uma mistura chamada de "balsamo de melissa", composto pela mistura de melissa com capim limão, verbena, etc, para baratear o produto final. A melissa produz menos de 1 % de óleo essencial na planta total (7 toneladas p/ 1 litro óleo).

100% completo: produtos naturais não podem ser descolorados, colorizados (muitas vezes com anilinas) ou deterpenizados (método que retira os terpenos do óleo essencial), ou etoxilados, ou hidrolizados. quando isto acontece resulta numa perda em eficácia terapêutica e podem torná-los mais tóxicos ou sem efeito sobre o fio de cabelo e couro cabeludo.

Assunto sério, responsável e interessante não?será que essas empresas gananciosas em ganhar dinheiro se preocupam com isto? é preciso refletir e estar sempre lendo rótulos, estudando questionando...Bem, espero que tenham gostado da explicação.

28 comentários:

Lucimar Torres disse...

na verdade qd quando compramos um cosmético estamos dando um tiro no escuro...é preciso aprender essas coisas para poder-mos obter resultado em nosso trabalho como profissionai da beleza.......

CLAUDIO PEIXOTO disse...

realmente temos mesmo de conhcer os principipos activos certos para tratra determinadas patologias...

fabiane disse...

A indústria de cosméticos agrega nos produtos tantas substancias que podem ou não aparecer nos rótulos, por isso conhecimento é a única arma que temos pra nos defender obrigado informações valiosas.

soninha disse...

realmente precisamos ter conhecimento para podermos auxiliar nossos clientes,a respeito de suas patologias,obrigada pelas informações.

Anônimo disse...

Gostei muito da explicação e a verdade é que agora em diante devo prestar mais atenção na compra dos produtos que devo utilizar. o ideal é usar mesmo produtos naturais.

virginia hair Styler disse...

sempre tive o habito de ler todas as fórmulações de qualquer coisa que venho a beber , consumir , utilizar externamente, que só assim eu onsigo entender para que serve e qual dano pode causar saude tanto capilar quanto fisicamente

odaircardoso disse...

ótima explicação e ja estou de olho nos rotulos das embalagens.

Ilma Cavalcante disse...

Realmente muito interessante.

Gilmara Lima disse...

Maisa, eu entendo muito bem o que você coloca porque atuo com produtos com ativos naturais para dermatologistas e faço um trabalho de formiguinha porque a maioria dos profissionais não estão nem ai para este conceito.
Aliás como as grandes empresas promovem recursos mais atrativos o cliente não é visto como o mais importante nesta história.
Tenho certeza que as pessoas que fazem parte do seu curso se levarem a sério as informações serão consideradas diferenciadas no mercado. Não há preço que pague a alegria de resolver uma patologia para um cliente. Grata.

Unknown disse...

Valiosas informações!!!Eu fico muito feliz em adquirir este conhecimento, sempre achei que nós éramos enganados o tempo todo pelas empresas de cosméticos.Poder oferecer uma opção alternativa,eficaz para as pessoas me deixa muito animada!

RENATA disse...

Ótimos esclarecimentos! Valeu pela elucidação em relação aos efeitos observados no uso de queratina e silicone, por sinal, era um dos meus muitos questionamentos.
Em relação aos produtos a venda no mercado... Deveria existir uma lei que exigisse a informação no rótulo dos produtos dos percentuais dos ativos empregados na composição dos mesmos, ainda, acho que muito relevante seria que o pH tbm. estivesse exposto na rotulagem.
Bjs

Karine Zanoli disse...

Realmente é de grande importância o conhecimento sobre cosmetologia, visando facilitar a compra e entender melhor atividade dos produtos nos cabelos.
Karine

Jandira disse...

Não tem erro se é natural épreciso ter pelomenos 5% deprincípio ativo e tem que ser adequado à patologiaque estamos tratando, isto é tudo.


jandira Tavares

Kayla Ribeiro disse...

Maisa esta segunda parte do curso e super interessante porem ate então nao vejo nehum produto que eu use ou conheça que tenha todos esses atributos

Unknown disse...

Maisa, tb acho que os produtos deveriam informar no rotulo seus principios ativos e sua porcentagem. Temos o direito de saber.
Que bom que você está nos esclarecendo tantas coisas. As industrias estão preocuparas somente com o lucro mesmo.

Valeu!

Bjos
Mari

Unknown disse...

Pois é com essa explicação vou me trasformar numa detetive, terei sempre o hábito de ler os rótulos.Excelente explicação.

Claudinha disse...

Valeu ta ficando mais interessante a cada postagem.Fiquei com alguma? dúvidas vou estudar melhor pra deixar as minhas perguntas.E desde ja vou todos os rotulos
Rs

gleibe luiz disse...

quanto a queratina e silicone ok, ao principio ativo para o tratamento certo tambem correto,só quero saber os produtos certos exitem é claro,mas qauis?

rita costa disse...

entendido

Unknown disse...

Assunto complexo, não?
E interessante também.
parabéns pelas explicaçõs.

Rose disse...

Para que serve o óleo de melissa?

Simone disse...

Adorei a explicação. Realmente devemos estudar muito e ficarmos atentos nas informações nos rótulos.

Unknown disse...

Para um tratamento eficaz é preciso que o produto usado tenha no minimo 5% de principios ativos. Um produto natural só pode ser manipulado por pessoas que tenham conhecimento de Fitoterapia.

Silvana

silvia helena disse...

A nossa unica arma contra tudo isso é o conhecimento. Silvia

neneca disse...

REALMENTE VOCÊ TEM RAZÃO ,CADA VEZ MAIS TEMOS QUE TIRAR INFORMAÇÕES DE TUDO QUE CHEGA AO NOSSO ALCANCE.

Gilmara Lima disse...

Se na composição de um produto com o natural tiver apenas 01 elemento indesejavel com porcentagem baixa, mesmo assim é prejudicial?

Temos como exemplo alguns ativos na industria farmacêuticas que inicialmente foram utilizados para uma patologia e foi percebido que em baixa porcentagem poderia ser usado para outra patologia.

Ex. Finasterida a 5% é indicada para próstata e foi diagnosticado que na porcentagem de 1% servia para alopecia.

Podemos fazer algum relação desta com estes ativos em sinergia com os naturais?

Devemos refletir como futuros terapeutas que haverá um momento que poderemos atuar com o dermatologista e que precisamos saber como atuar diante do mercado sem entrar em conflito com o receituário medico.

bjos à todos!!!

jaqueline vilas boas disse...

este tipo de conhecimento e muito bom!!!!!!!!!!Entendido obrigado

Rafaeli disse...

Maísa, execelente explicação. Cada dia que passa fico mais de olho nos rótulos de qualquer cosmético para cabelo. Agora que vc explicou sobre o xampu vou ficar atenta. Estou muito curiosa para conhecer bons produtos naturais indicados por vc.
Um abraço
Rafaeli