sexta-feira, 6 de novembro de 2009

EXPLICAÇÃO DE MATERIS INDESEJÁVEIS NOS COSMÉTICOS E RESPOSTAS DE ALGUAMS PERGUNTAS

VOCÊS, COMO FUTURAS TERAPEUTAS TEM QUE ADQUIRIR O HÁBITO DE SEMPRE ESTAR OLHANDO OS RÓTULOS DOS PRODUTOS PARA ANALISAREM A SUA COMPOSIÇÃO.


Eu acredito que vocês devem ter dado uma lida no texto que fala sobre o benzeno e ficado admiradas com um produto tão nocivo em cosméticos.
E o que fazer agora?
Começar a olhar os produtos que cosméticos que contenham estes produtos, eliminá-los do trabalho e orientar nossos clientes.



OUTRAS MATÉRIAS-PRIMAS INDESEJÁVEIS NOS COSMÉTICOS

1. CORANTE- se o produto é natural, porque contém corantes?
Várias são as empresas que passam oferencendo produtos naturais para gente e quando olhamos na composição, tem corante. se o produto é natural, porque usar corante. Alguns corantes causam alergia e mudam a cor de cabelos tingidos.
Como você vai saber se tem corante na composição?
Geralmente no rótulo aparece C/.... (UM NUMERO).
EXEMPLO:
C/2050


2. ÓLEO MINERAL- derivado do petróleo, em uso prolongado causa irritações. É um “óleo morto”, porque não contém princípios ativos.
o que mais encontramos nos produtos , principalemtnes condicionadores, cremes sem exnague e banhos de creme que se dizem hidratantes é o óleo mineral e vaselina.
os dois são derivados do petróleo, e são praticamente a mesma matéria-prima. A diferença é que um é pastoso e outro líquido.
É chamado de óleo por causa da aparência, mas não é um óleo, pois não tem em sua composição ácidos graxos, colesterol, ester de cera, triglicéridos, etc.
É uma substância morta, somente lubrificante e além de tudo encapa o fio de capilo, deixando este hidrofóbico.
Se você observar, você vai encontra a vaselina e óleo mineral tanto em produtos baratos como em linhas de produtos caríssimas vendidas no Brasil.
Você deve estar se perguntando: "Mas porque as empresas usam essa substância que prejudica o fio sendo que temos uma rica flora em óleos vegetais brasileiros?
A resposta é a seguinte:
Um óleo vegetal é muito mais caro que óleo mineral e vaselina que custa em média 10 reais o litro.
Daí você vai comprar um condicionador de abacate e o que você encontra na composição? Óleo mineral ou vaselina.
Puxa vida!!!!
Mesmo tendo óleo de abacate, só o fato de ter também vaselina e óleo mineral, estragou tudo.
Aqui em Minas tinha uma empresa que começou fazendo um excelente condicionador de mocotó. Como o produto era muito bom e a procura aumentou, o que eles fizeram? Começaram a colocar óleo mineral junto com o de mocotó para render o produto e ficar mais barato.
É lógico que eles não colocaram no rótulo.
Sabe o que aconteceu?
As vendas caíram porque o produto já não era o mesmo e hoje eles não fabricam mais, graças a Deus.
Muitos reparadores de pontas, ao invés de ter silicone, os fabricantes colocam óleo mineral porque é mais barato.

3. VASELINA- derivado do petróleo, impregna o cabelo e obstrui os poros do fio de cabelo, impedindo a hidratação dos fios. Deixa resíduo. Não contém princípio ativo.
a vaselina bruta pode causar até câncer de pele.

4. CLORETO DE SÓDIO (SAL DE COZINHA)- geralmente usado nas fórmulas para engrossar os xampus. É uma matéria-prima barata e de fácil acesso.
Aqui na escola, fiz algo interessante, os cabeleireiros sempre acreditam que o xampu sem sal é melhor. Realmente é verdade.
Então eu faço na prática um xampu sem sal mas com substâncias que também prejudicam e todos ficam pasmos.
E esse xampu que faço aqui é igual a muitos que tem no mercado a venda.
Em nossas experiências aqui na escola, já chegamos a ver xampu que está escrito sem sal na frente e quando olhamos a composição está escrito cloreto de sódio.
Quanta coisa errada e bem na nossa cara e não vemos!!!
Por isso, queridos alunos, comecem a ler a composição dos produtos.
Beijos e bom estudo.


RESPOSTAS DE ALGUMAS PERGUNTAS
Só queria tirar uma dúvida...quando lavamos os fios com xampu, o silicone sai ou ele tem propriedade de com o uso contínuo ir se acumulando nos fios?
ELE TEM A PROPRIEDADE DE TER UM EFEITO CUMULATIVO, POR ISSO MUITAS CLIENTES FICAM TROCANDO DE XAMPU, DE CONDICIONADOR, PORQUE O FIO ESTÁ ENCAPADO.



Se necessitamos tratar um fio e para não haver desgaste do tratamento "isolar" a fibra qual a opção natural que nós temos?
NÃO ENTENDI ESTA PERGUNTA.



Qual o recurso natural que temos para limparmos todos os resíduos dos cométicos?
NÓS TEMOS UM TRATAMENTO AQUI QUE SE CHAM LIMPEZA QUÍMICA. VAMOS FALAR DELE MAIS PRA FRENTE.
E quanto a questão da proteção do fio contra o calor dos secadores e chapinhas? EXISTE REALMENTE UM TERMO PROTETOR OU ISSO É CONVERSA?
SIM, EXISTE REALMENTE UM TERMOI PROTETOR. TRABALHAMOS AQUI COM UM NATURAL QUE AGILIZA O PROCESSO DE SECAGEM.

28 comentários:

Lucimar Torres disse...

estou realmente anciosa pra vc começar a falar nomes de produtos que possa substituir os que eu ja uso ...pois ta dificil encontrar um hidratante liquido....por favor me mande resposta.

CLAUDIO PEIXOTO disse...

realmente farto de ver cloreto de sodio nos champus mas pensei k fosse encial dado que a maioria dos k vejo tem...aki em portugal, pelo menos é assim

fabiane disse...

os rótulos são totalmente enigmatico para leigos, mais uma vez o conhecimento é fundamental.

Anônimo disse...

Assim, que comecei a estudar esta matéria,logo peguei os produtos que tenho em casa para ver a composição, e realmente contém algumas das substancias aqui citadas.
Isso é muito sério.

virginia hair Styler disse...

sim agora uma pergunta capciosa;
se tais produtos s~ão tão nocivos aos fios e ao couro cabeludo pq não boicotarmos esses produtos para que façam elementos menos danosos. Resposta: o famoso olho grande em fazer sem se importar com o ser humano visando assim somente o bolso certo? To louca para conhecer os produtos certos.

Ilma Cavalcante disse...

Entendido!

jaqueline vilas boas disse...

vC PODE FALAR QUAL ERA ESSE PRODUTO DE MOCOTO DE MINAS,QUE ESTAVA NO MERCADO E ELES TIRARAM?

RENATA disse...

Muito importante os esclarecimentos sobre essas matérias primas tão indesejáveis nas formulações e infelizmente utilizadas em larga escala!
Poderia mencionar qual o produto termo protetor que vocês utilizam na escola? Como conseguir o mesmo? Fiquei muito interessada em adquirí-lo.
Obrigada.

Gilmara Lima disse...

Maisa...no meio de tanta informação prejudical o mais importante é ficar de olho na composição de cada produto, mesmo porque nem sempre coincide com o objetivo.
Cada vez mais estou apaixonada pelo estudo e pela forma que devemos tratar o cabelo. Parabéns pelas explicações!!!

Unknown disse...

Estou super curiosa sobre a limpeza quimica e pra saber também a base de quê é esse protetor.

fabiane disse...

Olá Maísa analisando os rótulos de alguns produtos, deparei-me com os termos: glicerina(tem algo a ver com vaselina?), alcool benzil bensofhenone( são derivados do benzeno?) e no shampo nutriline formoldeído entre várias outras subs silicone(dimeticona) em quase 100% dos produtos, cloreto de sódio e poliquaternário em cremes sem enxague, fiquei muito preocupada!

Karine Zanoli disse...

Oi Maísa, realmente é importante conhecermos a composição dos xampus, porém há alguns rótulos que não deixam claro o que traz na composição, há muito compostos que estão expressos no rótulo em códigos.

Karine

Jandira disse...

Muito enrequecedora estase informações,devemos nos acostumar a ler os rótulos e dai,não sermos enganadas.

Jandira Tavares

Kayla Ribeiro disse...

Então realmente precisamos enteder sobre materias primas e qual a melhor composiçao para cada produto....

Unknown disse...

Entendido Maisa. ótimas estas informações. Assim poderemos descartas os produtos que não são indicados e utilizar produtos com qualidade e realmente tratar os cabelos.

Unknown disse...

entendi.
a grande questão é saber o que usar daqui pra frente

soninha disse...

ok,entendido.

Unknown disse...

Não vejo a hora de trocar meus produtos.Quero conhece-los logo.

Claudinha disse...

precisamos mesmo aprender a cada dia pra deixarmos de nos iludir com conversa fiada,deixar de ser enganados e até mesmo aprender a ler e imterpretar a composição dos produtos.
Estou ansiosa pra saber o que devemos usar,ja que tudo que conhecemos é mera propaganda?

gleibe luiz disse...

maisa,praticamente todos os produtos e marcas usam ou tem algums desses ativos que sao danosos para os cabelos,entao quando vamos ficar conhecendo estes outros produtos?

rita costa disse...

ok entendido

Rose disse...

Como é o efeito deste xampu que vc fabricou na escola, sem sal mas com componentes que prejudica?

neneca disse...

Preciso urgente de mais informãção sobre a matéria que vc trabalha ,pois temos que substitui-los já.

Simone disse...

Quantas substâncias que fazem mal e eu não tinha a menor noção, o que as pessoas não fazem pelo dinheiro, visando uma maior lucratividade e menor qualidade.

Unknown disse...

Precisamos criar o bom habito de ler a composição dos cosmeticos que utilizamos para cuidar melhor dos nossos cabelos. nada de corentes, oleo mineral, vaselinas, cloreto de sódio e benzeno. está dificil encontrar produtos naturais.

silvana

silvia helena disse...

Éimportante estarmos sempre atentos para acomposição dos produtos. Silvia

Gilmara Lima disse...

Maisa, qual é o periodo ou porcentagem dos poluentes orgânicos que pode ocasionar os efeitos mencionados na apostila, pois temos algumas substâncias na dermatologia que por causa de ser toxico são ministradas em porcentagens menores mas com excelentes resultados (Ex: hidroquinona). Aguardo sua resposta. Bjos.

Rafaeli disse...

Nossa Maísa, Estou até com medo de olhar no rotúlo do meu xampu tão caro, após sua explicação. A gente não tem noção de quantos produtos nocivos pode ter no xampu. Mas é muito bom ter esse conhecimento e melhor ainda, poder ajudar pessoas. É incrível as "tramóias" das indústrias. Geralmente visando maior lucro. Estou ansiosa para conhecer esses produtos naturais.