terça-feira, 1 de setembro de 2009

QUERIDOS ALUNOS: VOCÊS DEVEM LER A EXPLICAÇÃO E FAZER OS COMENTÁRIOS, CLICANDO NO LINK COMENTÁRIOS.
ENTÃO VAMOS COMEÇAR A EXPLICAÇÃO:

Esta primeira parte da matéria vem explicar o que é a tricoterapia. Começamos com uma frase bem marcante:
“Não se pode ensinar alguma coisa a um homem: apenas ajudá-lo a encontrá-la dentro de si.”
O que esta frase quer dizer?
Ela quer dizer que só podermos ensinar algo a uma pessoa se ela estiver disposta a aprender. Por isso, é de extrema importância que vocês realmente se dediquem à leitura da apostila e na prática do aprendizado.
Qual a diferença entre terapia capilar e tricoterapia?
Atualmente, como a área de terapia capilar está crescendo rapidamente, muitos cabeleireiros estão fazendo aqueles "cursos de reciclagem" em empresas de cosméticos e acabam se identificando como "terapeuta capilar".
Já o tricoterapeuta é um profissional que fez um curso sério de 1 ano e aprendeu várias matérias com fundamento científico e trata os cabelos seguindo os princípios da tricologia.
Mas porque é importante seguir os princípios da tricologia?
É importante, porque o profissional tricoterapeuta vai cuidar dos cabelos e do couro cabeludo, respeitando a sua fisiologia, sua anatomia e suas necessidades vitais.
Por isso, ele se apresenta como tricoterapeuta e nunca como terapeuta capilar.
Você deve estar na dúvida se, fazendo este curso, pode se apresentar como tricoterapeuta.
A resposta é não, pois este curso vai ensinar as bases que um tricoterapeuta precisa para atender melhor, por isso o nome deste curso é curso a distancia de terapia capialr seguindo os princípios da cosmetologia e tricologia.
Eu posso dizer que você está no caminho da tricoterapia, mas precisaria fazer o curso de tricoterapeuta para se apresentar como tal.
Bom, mas voltando ao assunto de tricoterapeuta,deixei umas questões para vocês completarem na página 5 da apostila. Vamos lá...
Se o tricoterapeuta é o ____________ ("médico") do cabelo, ele deve ter as mesmas qualidades de um médico. Vamos comparar?

Médico: dedicação, muito estudo, disciplina, pontualidade, respeito para com o paciente, ética profissional, conhecimento, etc.
Tricoterapeuta: as mesmas qualidades de um médico.
Se você colocou outras qualidades, em vez das de cima, não tem problema.
O estudo de um tricoterapeuta funciona da mesma forma que o estudo de um médico: o tricoterapeuta tem aulas teóricas, aulas práticas, estágio, aula de laboratório, etc.

E quanto a esta frase?
O tricoterapeuta deve resolver o problema FÍSICO e EMOCIONAL do tricopaciente.
Muitas vezes o tricopaciente começa a tricoterapia com muita expectativa, ansiedade, medo de dar errado, decepção, depressão, etc.
É muito importante que o tricoterapeuta faça as tricoterapias e no final da mesma, o cliente tenha saído deste estado de depressão, ansiedade, etc. Ele deve estar tranquilo e confiável.
Mas como um tricoterapeuta consegue isto?
No curso profissionalizante de tricoterapia há duas matéria importantes: psicologia e comunicação que ensinam isto.

E quanto a frase:
Toda AÇÃO gera uma ................. (reação). A função do tricoterapeuta, numa consulta é encontrar a causa (ação). Por isso, estudo é fundamental.
A função do tricoterapeuta, numa consulta é encontrar a causa (ação). Ou seja, o tricopaciente chega com sintomas (reação) de uma patologia capilar e o tricoterapeuta, na consulta, tem que encontrar ao que está causando esta patologia( ação). J amais o cliente pode sair de uma consulta sem entender o que está causando e qual o nome da patologia. Por isso, estudo é fundamental. Tem que estudar muito, meus alunos!
Quanto ao trabalho do dermatologista, somente agora as faculdades de dermatologia estão colocando em sua grade curricular uma matéria que se chama tricologia, pois os dermatologista se preocupavam muito com pele e deixavam de lado o cabelo.
Como tinham pouco conhecimento, sempre indicavam a mesma coisa, xampu manipulado, tonico, etc.
Quem já foi ao dermatologista sabe disto.
A profissão de tricoterapeuta está crescendo muito por causa disto: somos profissionais competentes e que realmente tratam e recuperam os cabelos.
Aqui em Minas Gerais, muitos profissionais dermatologistas estão fazendo parceria com tricoterapeutas. Isto é muito bom.
A escola Hospital do Cabelo tem o único curso profissionalizante de tricoterapeuta do Brasil.
Bem, espero que tenham gostado da explicação e, por favor, façam seus comentários abaixo.
O nosso próximo assunto é A HISTÓRIA DA TRICOLOGIA.
Um abração e lembre-se: estudem tudo que aprendemos até agora.

ATT.
MAÍSA

ATENÇÃO: É OBRIGATÓRIO CLICAR ABAIXO E FAZER OS SEUS COMENTÁRIOS.

61 comentários:

CLAUDIO PEIXOTO disse...

então, os tricologistas são os mais habilitados para identificar a reacção do tricopaciente e promove uma acção para cuidar dessa patologia. Até aqui sempre pensei que os dermatologistas era que cuidavam disso, embora soubessse que eles tem pouca formação de cabelos. Muito Boa esta matéria.

Eliane Olivier disse...

adorei a explicaçao.
eu acho facinante o estudo da tricologia.
eliane.

juliana disse...

Olá Maísa...não tive como participar da primeira aula...minha coordenadora pedag'gica faleceu nesta madrugada...
Como faco pra ver as próximas, horário etc...
obrigado

odaircardoso disse...

Maísa,obrigado pela as explicação,e muito interessante eu gostei muito um abraço tchau.

Rafaeli disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
CRIS disse...

estou cada dia mais empolgada e com sede de aprender sobre o assunto.
gostei muita da emplicação e vou estudar bastane
um bj
xau

Roselaine disse...

Adorei a aula. Bem, estou adorando este curso de terapia capilar, mas devo confessar que depois da aula e de ler algumas págs da apostila fiquei mais interessada e entusiasmada para fazer o curso de tricoterapia. Meu interesse é realmente este. O de encontrar e diagnosticar possiveis patologias nos cabelos e couro cabeludo. E devolver ao tricopaciente, cabelos bonitos e saudáveis.

soninha disse...

Maisa,estou muito satisfeita,com as explicações dadas obrigada,um abraço.sonia

Juliene disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Juliene disse...

Olá Maisa e queridos colegas.
Acho incrivelmente valido levantarmos esta bandeira da valorização dos tricoterapeutas, com respaudo de uma associação e tudo mais, pois não demora muito a classe medica vai começar a se sentir ameaçada pelo trabalho dos tricoterapeutas, enxergar um valioso mercado e começar a contra-atacar esta classe profissional. Bem como aconteceu com nós esteticista... Fico muito muito feliz de defendermos nossa classe com argumentos fortes como estes, e apresentarmos propostas de parcerias com eles. Parabens !!!
Juliene

Tania Matias disse...

Ficou muito claro nesta explicação a atuação de um tricoterapeuta. Além de estudar profundamente a anatomia, fisologia dos fios e do couro e outros fatores "físico-químicos", ele também deve estar atento a fatores psicológicos e emocionais do tricopaciente. Isto tudo pautado em muita ética, disciplina, prática e conhecimento. Obrigada pela explicação.

Elismara disse...

Maísa a explicação foi muito importânte para ajudar na construção do meu conhecimento e despertar ainda mais o interese por esta area, obrigada!!!

Unknown disse...

Olá Maisa...
Na minha opinião, a tricologia tem um papel importantíssimo, na saúde e embelezamento do tricopaciente. Sinto satisfação em aprender princípios voltados para o bem estar ,pois tenho preocupação com a saúde das pessoas a não apenas o embelezamento, porque muitas vezes a saúde pode ser afetada por práticas danosas ou uso de produtos indevidos.
Estou muito satisfeita com o aprendizado.
Conhecimento, estudo, dedicação, ética, são realmente essenciais na formação de um bom profissional, e com certeza é preciso estar disposta para querer aprender.
Que possamos aprender muito ainda com você.
Um abraço,
Mari

fabiane disse...

Olá Maísa, achei bastante interessante a introdução e as primeiras explicações se a tricologia é a profissão do futuro tenho mais certeza que esse curso será ótimo, estou ansiosa para começarmos abraço Fabiane

jaqueline vilas boas disse...

Oi Maísa,
Como vc sabe,ja fiz o curso de tricoterapeuta em 2006,e tenho certeza que este curso a distancia vai acresecentar mais meus conhecimentos.Ja li parte da apostila e estou gostando muito.A tricologia é uma área fascinante.Precisamos estar sempre atentos ao conhecimento,não podemos parar de estudar.
Obrigado pela explicação.

Unknown disse...

Oi, adorei a explicação, já tinha lido a apostila e acompanhar esta aula foi bem legal.

silvia helena disse...

Oi Maisa
Vejo quanto é grande a responsabilidade do tricoterapeuta. Pois sua função é encontrar,tratar e resolver o problema tricologico do cliente, e para que esse profissional venha fazer tudo isso com segurança e qualidade é preciso que tenha bastante conheçimento e só com muito estudo isso será possivel.
Silvia

Unknown disse...

Gostei muito de saber que o tricoterapeuta tem um conhecimento tão especializado, e como é importante essa profissão, tratando e recuperando os cabelos de tricopacientes que muitas vezes estão com sua auto-estima abalada. Aumentou ainda mais a minha vontade de me tornar uma tricoterapeuta.

CLAUDIO PEIXOTO disse...

ontem nao houve aula?

Abadia nunes. disse...

Ola Maisa adorei sua esplicaçao,hoje vejo que sem este curso muitos profisianais na area de cabeleireiro vao ficar para tras.Estou amando tudo isso e quero muito mais,estou muito empolgada e ja muito motivada a fazer mais cursos com voçê.Beijos....

Rafaeli disse...

Maísa, gostei muito da sua explicação de de conhecer a profissão de tricoterapeuta. É uma profissão muito importante, que exige dedicação, conhecimento, disciplina e muito estudo. Tenho certeza q esse curso de terapia capilar será ótimo. Um abraço

Unknown disse...

olá Maísa...

É interessante saber que existe um profissional que conhece tão profundamente os nossos cabelos e que pode ajudar as pessoas recuperarem não só seus cabelos, como tambem sua auto-estima.

Gostaria que você me esclarecesse uma duvida:
Se o Tricoterapeuta é um profissional formado com diploma e habilitado para tratar os mais diversos tipos de tricoses capilares e do couro cabeludo, por que ainda há casos que necessitam da indicação de um demartologista??

Bjs

Estou gostando muito do curso.

Márcia Antonia disse...

Maísa, achei bárbara a explicação, deixa muito claro o papel do tricoterapeuta no tratamento capilar, e me esclareceu em quanto tempo de estudo poderei prestar consultas como tricoterapeuta.
Alêm disso nos conscientizamos da importância da psicologia no processo de tratamento, pois o tricopaciente pode apresentar baixa auto-estima e depressão. sabemos que as patologias capilares, bem como as demais, podem alterar a aparência física gerando uma grande insegurança em nós, seres humanos.
Penso tambêm que devemos nos colocar no lugar do tricopaciente, tratando-o da maneira que gostariamos que nos tratassem, se este fosse o caso.
Muitíssimo interessante.

Anônimo disse...

Maisa, é muito sério o que vc disse no inicio, este curso embora seja a distancia ele é muito sério e a dedicação é muito importante, essa primeira parte já diz tudo.

Abraços a todos

virginia hair Styler disse...

Gostei muito do que li e entendi espero que continue assim durante todo o curso um grande abraço e obrigada por nos abrir mais nossoa horizontes e não nos deixar nos escuro quanto a relação de cabeleireiro cliente

Rosimeire Guedes disse...

oi.gostei da aula,achei muito interresante

fabizinha disse...

o curso de terapia capilar já começou? posso mandar meus documentos antes de ligar para helena é porque eu estou viajando e só posso ligar para ela na terça feira. Queria muito fazer esse curso.

Karine Zanoli disse...

Gostei muito dessa aula... é a profissão do futuro..

elisandra disse...

HOJE OS DERMATOLOGISTAS ESTAO MUITO MAIS PREOCUPADOS COM O CAPILAR POR QUE A PROCURA ESTA CADA VEZ MAOIR HOJE A CALVICIE ESTA MUITO MAIS PRESENTE ENTRE AS MULHERES PRINCIPALMENTE PELO STRESS DO DIA A DIA E FATORES EMOCIONAL E ESTREMAMENTE IMPORTANTE FAZER UMA BOA ANNAMNESE PARA MONTAR UM PROTOCOLO EFICIENTE E CONCIENTIZAR A CLIENTE DO SEU PROBLEMA E ORIENTAR DE FORMA CORRETA PARA QUE PODEMOS CONTAR COM A SUA COLABORACAO NO TRATAMENTO CAPILAR

rodolfo disse...

fascinante a explicacao, nao deixa duvida sobre a importancia da pprofissao

gomes disse...

Até agora tudo bem, mas, à cada dia mais, vejo a necessidade de aprofundar os conhecimentos e encarar o curso de tricoterapeuta. observo que quanto mais se aprende mais se tem para aprender

Unknown disse...

faço aculdade de Estetica e cosmetologia, e no 1º semestre tivemos aula pratica e teorica de estetica capilar, no entanto percebi que faltava algo a mais, e estou encontrando nas aulas, pois a cada dia que passa gosto mais da´profissão.
bjs. rita

Mariane disse...

Adorei a explicação, a cada dia aprendendo mais sobre os conhecimetos, e gostei muito de saber sobre o papel do tricoterapeuta na terapia capilar!!!obrigada

Mayra disse...

Gostei muito dessa aula...a tricoterapia vai ser uma profissão muito boa no futuro..
é muito interessante este assunto e gostei muito de aprender o pale do terapeuta...
beijossssss

Unknown disse...

Olá Maisa,acompanhar as explicações fica mais fácil de entender o que li na apostila. Achei interessante saber distinguir o terapeuta capilar do tricoterapeuta.
Angela.

juhmakeup disse...

Maysa eu tambem faço curso de estética e cosmética e podemos observar como a uma deficiencia na área capilar. É por isso estamos ai, pra fazer o diferencial.

Anônimo disse...

Pude entender perfeitamente a diferença entre o terapeuta capilar e o tricoterapeuta.o tricoterapeuta é a profissão do futuro do qual pode formar parcerias com dermatologistas,pelo fato do tricoterapeuta ter o entendimento das doenças do couro cabeludo e do cabelo.Gostei muito desta aula confesso que estou mais estimulado em aprofundar mais nos cursos oferecidos da escola hospital do cabelo.Comentario de Rinaldo dos reis souza

rita costa disse...

oi maisa...hj é meu 1° dia no blog estou tentando me achar rsrs, com certeza eu chego la, to adorando, bjim.. rita costa

rita costa disse...

legal mesmo saber que um tricoterapeuta tem todo esse conhecimento, com certeza quero me especializar nesta area.

Nancy disse...

Gostei muito desta aula. Realmente os dermatologistas se preocuparam demais com a pele e esqueceram dos cabelos que são tão importantes para a mulher. Mas agora com os tricoterapeutas em campo as mulheres poderão resgatar a força e a beleza de seus cabelos. Que bom!!! Abraço. Nancy.

flaviahair disse...

Quando eu aliar minha experiência com comhecimento da tricoterapia,vou poder tratar as tricoses com muito mais resultados.
A tricoterapia é a profissão do futuro.
bjos
Flavia BIagini

Ilma Cavalcante disse...

Como tudo funciona com uma explicação lógica, ainda bem que a ciência nos reservou,a tricologia, como direcionadora ao estudo profundo do cabelo.

ivana disse...

Olá!! Achei importantíssima a abordagem sobre o cabelo como termômetro da saúde do indivíduo!! Essa atenção, muitas vezes deixada de lado por profissionais, proporciona um diferencial que só visa levar o bem estar ao paciente. E acho que a função de qualquer profissional ligado à área de saúde é levar bem estar ao paciente, podendo inclusive, sugerir consultas com outros especialistas!

gleibe luiz disse...

bom, estamos diante de uma profissao que ainda está as escuras para a maioria das pessoas e principalmente para quem realmente precisa de um diagnóstico certo e preciso,entao o momento para nós é esse.

neneca disse...

Olá! cada página que passo a lêr , fico cada vez mais encantada com este assunto.Estou muito feliz por ter achado o que muito procurava.Muito obrigada.

marcos.borges disse...

pode deixar maisa vou me dedicar ao maximo, amei tudo que aprendi hoje!

Gilmara Lima disse...

Obrigada pelas informações Maisa. Trabalho com os dermatologistas e sei muito bem o que vc mencionou é verdade. Estou feliz de ter encontrado seu curso e tenho certeza que este é o inicio de um caminho a percorrer.

santini disse...

otima esplicação para dar o verdadeiro entendimento a todos breve tricoterapeutas

neu e renato disse...

muito interessante a explicação otima
estou aprendendo muito.

obrigada

Neucimar Pereira

Raquel disse...

É priveligio para eu, fazer parte deste curso maravilhoso .
Raquel

Ester Vilchson disse...

Esse curso está botando"agua na nossa boca"!Eu gostei da explicação e cada vez que leio sinto mais vontade de me aprofundar.

neneca disse...

BOM DIA! JÁ RECEBI A MINHA APOSTILA.E ESTOU ESTUDANDO MUITO PARA CONTINUAR FAZENDO PARTE DO SEU GRUPO.OBRIGADA.

neneca disse...

ESTOU ENCANTADA.OBRIGADA.

Claudinha disse...

Ola!Agora encontrei o que tanto procurei,esse curso e fantastico,vou me dedicar ao maximo.

Lucimar disse...

gostei da associação do medico com tricoterapeuta, pois a medicina é mt respeitada e o paciente ou o cliente sente mais sagurança ao saber q esta diante de um profissional responsável que sabe o que esta fazendo.

Lucimar disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Kayla Ribeiro disse...

Olá !! Bom Maisa, então entendo que realmente existe a necessidade do profissional TRICOLOGISTA ,sabendo e entendendo que nem todo dermatologista esta especializado em cuidar ou tratar dos cabelos; ainda sim vejo que seria necessario tambem que houvesse um maior interesse pelas empresas de cosmeticos uma vez que estas disponibilizam inumeros produtos no mercado, que podemos dizer, de facil acesso a pessoas nao habilitadas ao uso dos mesmos.

Edlene Motta disse...

amei a explicação, tenho que confessear que não saberia diferencia.

RENATA disse...

Muito esclarecedor o comparativo médico x tricoterapeuta, uma importância e tanto, bem como, uma responsabilidade e tanto que o tricoterapeuta leva consigo!Inicio com a Terapia Capilar, mas na medida do possível chegarei a Tricoterapeuta!
A colocação feita em relação aos dermatologista e suas prescrições restritas realmente procede. Sendo assim, existe uma mercado amplo de trabalho para o profissional que tiver conhecimento efetivo na área capilar.
Abraços.

Ana Paula disse...

MAISA GOSTEI MUITO DA EXPLICAÇÃO PRINCIPALMENTE A DIFERENÇA ENTRE TERAPIA CAPILAR E TRICOTERAPIA.
MUITOS CABELEIREIROS ESTÃO FAZENDO CURSOS DE RECICLAGEM SOBRE ESTRUTURA DO CABELO E ACHAM QUE SÃO TERAPEUTA CAPILAR E NO FUNDO ESTÃO SENDO ENGANADO POIS HOJE VEJO QUE NÃO É ASSIM POIS AFINAL SOU UMA CABELEIREIRA.

BJS ANA PAULA ALVES

Unknown disse...

Olá, boa tarde!Só tenho a agradecer pela explicação pois deixou mais claro minhas dúvidas.