terça-feira, 8 de setembro de 2009

EXPLICAÇÃO DE O COURO CABELUDO

NESTE TEXTO TEM UMA FRASE MUITO INTERESSANTE:


Cada folículo é um órgão em miniatura que contém componentes glandulares e musculares.
Os cientistas, através de estudos, chegaram a conclusão que: o aprelho pilossebáceo é um mini-órgão ou um pequeno órgão, assim como temos o sistema circulatório, sitema digestivo, etc.O pêlo, para nascer e crescer, precisa ter vários órgãozinhos para funcionar. A função do tricoterapeuta é o de ter conhecimentos de tricologia justamente para:
1- entender melhor o funcionamento deste mini-órgão;
saber quais os recursos disponíveis a serem usados quando algo não está funcionando bem;
2-aprender a tratar o couro cabeludo e fio de cabelo respeitando toda a anatomia e funcionamento deste mini-órgão.


Este mini órgão precisa se alimentar, precisa se proteger, precisa fabricar pêlo e nisto está envolvida toda uma estrutura complexa e super funcional.
É uma pena que, muitos cabeleireiros aprendem nas "escolas de cabeleireiros" a fazerem químicas, e "terapias" que, muitas vezes, prejudicam o funcionamento deste mini-órgão.Até muitos profissionais cabeleireiros que fazem cursos de "reciclagem" e se dizem "terapeutas capilares", por falta de conhecimentos sérios e verdadeiros,acabam fazendo terapias que prejudicam o funcionamento deste mini-órgão.

QUANTO À QUESTÃO:O que há por baixo do couro cabeludo que o tricoterapeuta deve saber?

1- GLÂNDULA SUDORÍPARA

2- GLÂNDULA SEBÁCEA

3- VASOS SANGUÍNEOS

4- RAIZ

5- BULBO, ETC.

54 comentários:

rodolfo disse...

Gostaria de saber se existe alguma analise quimica feita com apenas um fio de cabelo de um paciente que conseguisse diagnosticar e tratar algum problema ocorrido

Mariane disse...

A explicação do couro cabeludo é muito interessante, e aprendi o que o tricoterapeuta tem que saber sobre o que tem de baixo do couro cabeludo

juhmakeup disse...

É muito importante sabermos toda a estrutura do couro cabeludo para sermos um diferencial no nosso trabalho.

Gabi Gusmão disse...

Estou no lugar certo então pq qro ser um profissional completo!!!

Karine Zanoli disse...

A Anatomia do couro cabeludo é muito interessante. A base de tudo...

odaircardoso disse...

que bom estudar o couro cabeludo e nunca sabemos demais estamos sempre aprendendo, obrigado

virginia hair Styler disse...

existe alguma analise feita com apenas um fio de cabelo para diagnosticar e tratar algum problema

CLAUDIO PEIXOTO disse...

é bom saber que o foliculo é um orgão e que tal e qual como outro componente da anatomia humana, também ele precisa estar cuidado para que o cabelo possa desempenhar as suas funções corrcetamente. Fantástico este estudo!

soninha disse...

A anatomia do couro cabeludo,é de fato muito interessante .

Unknown disse...

Deve mesmo ser mais levado a sério e tratado com mais cuidado esse mini-órgão.Se esse conhecimento fosse passado durante os cursos de cabeleireiro formariam profissionais mais conscientes.
Elayne A.Antunes

Anônimo disse...

O estudo do couro cabeludo, me deixou bastante curiosa e ao mesmo tempo apreensiva, porque quantos profissionais ainda hoje não possuem este conhecimento tão importante de como cuidar do couro cabeludo e também dos fios.

Unknown disse...

Maísa, muitos, mas muitos cabeleireiros nem tem esta noção mesmo. No curso que faço, nem de longe tivemos estas informações, e geralmente são empresas apresentando seus produtos, e cada uma vende seu peixe. Penso tb que pra muitos, nem há interesse de preocupar-se com isto, porque muitas pessoas querem mudar algo,e não pensam em mais nada, a cada dia vejo cabelos danificados, ficarem num primeiro momento bonitos, pra daqui uma semana, estarem cada vez mais danificados. Muitos produtos sem efeito , preços caros e clientes não conscientes do que estão fazendo com seu cabelo/couro cabeludo.
É critica a situação.

elisandra disse...

elisandra;e uma pena a falta de infomacao dos cabelereiros pos eles ajudam e muito para futuras patologias da haste e do couro cabeludo todos deveriam saber o que temos debaixo do couro cabeludo e suas estruturas mas muitos deles so pensa em ganhar dinheiro sem se importar com o dano que ele pode causar fisico e psicologico na cliente .

fabiane disse...

Realmente há muitas estruturas do cabelo e do couro cabeludo a se estudar como cabelereira sinto-me feliz em poder ter acesso a esses conhecimentos para aplica-los no meu trabalho.

Abadia nunes. disse...

Devemos estar atentos com alimentaçao de nosso cliente por tudo de nutrientes vai para o nosso cabelo. Beijos

jaqueline vilas boas disse...

Olha Maisa, vou fazer uma obvservação na época que fiz curso de tricoterapeuta não foi falado que cada folículo é um mini orgão.Taí a questão da gente esta sempre aprendendo algo.obrigado pela informação.

fabizinha disse...

eu nao saBIA q tratamentos para ceblo feitos em saloes poderiam fazer efeito contrario no couro cabeludo, em vez de tratar acaba machucando o orgao. como saberei oq faz bem e oq nao faz??

Juliene disse...

Maisa , seria muito interessante levarmos estes conhecimentos para os consumidores, todas as pessoas "comuns" deveriam ter acesso a estas informações basicas, é importante entendermos como funciona o nosso corpo, para que não fossemos enganados enquanto meros consumidores.
Juliene

Rose disse...

Eu realmente não sabia que um profissional ao fazer uma química possa prejudicar o mini órgão. Ele sendo um profissional.

Unknown disse...

olá Maísa...

O folículo é um mini orgão responsável pela fabricação do pêlo. Por isso precisamos de pessoas que queirão aprofundar mais no conhecimento deste mini orgão e assim tratar c/ respeito esta anatomia e seu funcionamento.

Silvana R. V. Lima

Anônimo disse...

Fantastico o estudo,importante entender como funciona o corpo devemos estar atento a respeito da alimentaçao.Pude observar que os cabeleireiros não tem preocupado com quetões serias do couro cabeludo.Rinaldo souza

Márcia Antonia disse...

É, na verdade alguns profissionais por não conhecerem a fundo esse mini-orgão que éxiste debaixo do couro cabeludo fazem coisas que agridem o mesmo trazendo a médio e longo prazo sérias consequências para a saúde dos cabelos como um todo, pois o orgão enfraquecido não poderá executar suas funcões satisfatoriamente.
até breve!

Rosimeire Guedes disse...

estou gostando muito a cada expricacao sobre o cabelo.

silvia helena disse...

Fiquei surpreza em saber que cada foliculo é um pequeno orgão,igualmente como outros sistemas.Que pena,que outros cursos não dão o conhecimento necessário para o profissional trabalhar com responsabilidade.
Silvia

Tonton S. disse...

estou fazendo curso de cabeleireiro e estou achando ótimo essa parte de Tricologia, pois no curso eles não explicam isso! as aulas estão interessantíssimas!
Wéliton Souza!

Nancy disse...

Sem dúvida é muito importante que o tricoterapeuta conheça plenamente bem o couro cabeludo. Não tinha parado para analisar o folículo como um órgão em miniatura. Muito interessante!!
Abraço
Nancy

Anônimo disse...

Oi Maisa, dou a minha palavra a de muitos aqui.E agora vejo que estou no lugar certo.e com certeza este conhecimento vai e está me ensinado muito.Cada assunto que leio fico mais lisongeada a vocês.Muito obrigada por deixarem entrar nesta casa.bjs.

gleibe luiz disse...

essa maneira que voce nos explica ,esta deixando mais claro que sem os conhecimentos adequados, estamos muito longe de trabalharmos com eficácia e profissionalismos.obs:sou cabeleireiro

flaviahair disse...

Maísa,
Para mim está sendo ótimo ter acesso a todo este conhecimento,desde os treze anos trabalho como cabeleireira e realizo ótimos trabalhos com bons resultados,mas confesso que me faltava conhecimento e agora que tenho acesso a escola do cabelo estou disposta a me tornar uma tricoterapeuta competente e ética e fazer deste meu diferencial.
bjos
Flavia Biagini

Ilma Cavalcante disse...

Se todos que trabalham com essa maravilha criada pos Deus que embeleza mulheres e homens soubessem como são delicados e bem elaborados, teriam mais cuidado em enfrega-los com tanta força e enche-los de cremes, etc...

Simone disse...

Muito bom saber que cada folículo é um órgão em miniatura contendo componentes glandulares e musculares

Unknown disse...

a questão é aprender a diagnosticar e tratar estes problemas da forma mais correta possível, e não como acontece normalmente, um tipo de tratamento para todos os tipos de problemas.

marcos.borges disse...

ok, muito interessante, estou no caminho que gosaria de estar, pq acho que não é só aplicar algo no cabelo é saber o que aplicar e quando e se o cabelo esta preparado!

Mayra disse...

Acho muito importante aprender a anatomia do couro cabeludo, e saber que cada folículo é um orgão em miniatura...beijosssss

Gilmara Lima disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gilmara Lima disse...

É muito importante entender todo este conceito e aplica-lo de acordo com a necessidade do cabelo.Quando pensava em cabelo não tinha idéia da dimensão de conhecimento que envolvia este pequeno orgão. Estou amando as explicações. Obrigada Maísa

juliana disse...

Olá Maísa, agradeco a vc por tê-la encontrado rsrsrsrs, como já havia te dito, tenho uma escola na área da estética, e temos curso de cabeleireiro básico, tenho certeza que essas informacòes valiosas iram ser bem vindas por aqui. Principalmente para os alunos que estào comecando e necessitam de infomacòes verdadeiras.
obrigado
Juliana Venske

val disse...

Maisa, muito bom, este conhecimento não se aplica só na vida profissional, mas também na pessoal.

santini disse...

importantes informações sobre a estrutura, para a arvore florecer é importante entender a lógica do terreno.rs...fiz comparação com relação ao que há por de baixo do couro cabeludo

rita costa disse...

agora entendo pq fiquei quase careca apos processos quimicos por varias vezes...existem muitos profissionais despreparados no mercado

Abadia nunes. disse...

MAISA QUANDO FIZ O BASICO DE TRICOLOGIA COM O SANTOS DA WELLA APRENDI UM POUCO SOBRE ISTO MAIS COM VOÇE ESTA SENDO MAIS ESCLARECEDOR BEIJOS....

Rafaeli disse...

Maísa, muito interessante essa aula. É muito importante aprender sobre a anatomia do couro cabeludo. As "escolas de cabeleleiros" deveria dar um pouco mais de atenção a esses conhecimentos, de forma séria e verdadeira.

neu e renato disse...

muito interessante o estudo do couro cabeludo.
estou gostando do curso estou aprendendo coisas q nunca tinha lido antes.

Eliane Olivier disse...

realmente tem muitos profissinais cabeleireiro q por falta de conhecimento prejuticam os cabelos.
eliane.

raquel disse...

Comcordo que plenamente que tricotarapeuta o que deve saber há por baixo do couro cabeludo.Já que as glãndulas sudoríparas e as sebáceas estão diretamente ligadas no folícolo piloso.
A raiz ,parte inferior do pêlo,constituida por uma bolsa derivada da epiderme denominada filicolo piloso.
O bulbo capilar esta a papila pilar juntamente com os capilares venosos e terminações nervosas que sao responsavel pela sua nutrição.
Raquel

gomes disse...

Conhecer esta estrutura complexa, está cada vez mais fascinante, mas quanto mais estudo, mais complexo e fascinante fica este aprendizado.

Ester Vilchson disse...

Quanto mais leio mais interessada fico.Realmente em um curso de cabelereiro,não se aprende dessa forma.por isso estou gostando tanto desse curso.

neneca disse...

NOSSA MAÍSA SEU OVIDO DEVE ESTAR PEGANDO FOGO.... DE TANTO QUE FALO DE VC PARA MEUS AMIGOS PROFISSIONAIS.RSSS. BJS

Claudinha disse...

Sempre quis ser cabeleireira,cheguei a iniciar um curso,desisti pq não era o q procurava estavam mais preocupados em ganhar dinheiro do que com o bem estar das clientes e seus cabelos agora estou no caminho certo.Obg

Ana Paula disse...

MAISA SOU CABELEIREIRA ESTOU GOSTANDO MUITO DO CURSO A CADA IDA APRENDO COISAS QUE NÃO SABIA QUERO ME APROFUNDAR CADA VEZ MAIS E ME TORNAR UMA TRICOTERAPEUTA.

BJS.

ANA PAULA ALVES

Edlene Motta disse...

infelizmente as escolas de cabeleireiro não investe nessa materia.por isso que existe tanto profissionais magicos.

Lucimar disse...

aprendi que é importate saber o tem por baixo do couro cabeludo e sua formação, para saberbos diagnosticar uma tricose é preciso ter conhecimento!!!!

RENATA disse...

Realmente é de suma importância o conhecimento de toda a estrutura que envolve uma haste capilar. Um efetivo resultada terapeutico deve levar em consideração as bases de conhecimento anatômico e fisiológico.

Claudinha disse...

oLA!!!Então vamos alimentar bem esse mine orgão para termos belos fios.
Bjos