segunda-feira, 28 de setembro de 2009

EXPLICAÇÃO DE VIAS DE PENETRAÇÃO

COMO VIMOS NO TEXTO DA APOSTILA:
O aparelho pilosebáceo é a maior via de penetração, ou seja, a maneira mais rápida e mais fácil de um produto penetrar dentro do couro cabeludo.Por isso, quando fazemos química, nosso couro cabeludo fica desprotegido e muitas vezes com micro-feridas que são impossíveis de ver a olho nu.
Seguindo essa linha de pensamento acima, jamais poderemos fazer duas químicas no mesmo dia.
Exemplo: Joana fez um relaxamento e depois foi pintar.
No caso da tintura, essa pode penetrar dentro do couro cabeludo e destruir a glândula sebácea, a glândula sudorípara, ou até a papila.Agora você entende porque muitas clientes falam que os cabelos estão diminuindo, ou estão crescendo mais secos? Justamente por fazer química com o couro cabeludo desprotegido.
Por isso só faça outra química depois de 24 horas.

43 comentários:

CLAUDIO PEIXOTO disse...

é realmente perigoso fazer mais de uma quimica no mesmo dia, pois sabemos que após uma quimica o cabelo perde a proteção que dada pelo sebo, a segunda quimica é feita num cabelo em nenhuma protecção.

Gilmara Lima disse...

Maisa, é incrível como temos profissionais na área que desconhece esta informação ou será que o comercial está acima da ética? Quem não conhece alguém q já fez 02 quimicas no mesmo dia? A cliente paga para ficar mais bonita e as vezes gera um problema mais sério em decorrência da falta de infomações. Obrigada

virginia hair Styler disse...

está corretissimo,e na maioria das vezes o profissional nem repara neste fato e as vezes nem uma anamnese é feita corretamente

Karine Zanoli disse...

Muito importante este questionamento. Estamos com vários profissionais no mercado que tem interesse em apenas vender químicas e não pensam na saúde dos fios e do couro cabeludo. Como estas químicas são muito fortes a pessoa poderá ter algumas papilas pilosas destruidas, depois se ela necessitar realizar algum tratamento para queda ou as demais afecções do couro cabeludo, ela poderá apresentar diminuição da absorção dos cosméticos.
Karine

Unknown disse...

È importantissímo essa máteria principalmente para para as pessoas que usam produtos quimicos por conta própria as queixas que sempre ouço é muita queda, um cabelo quebradiço e muito seco.Pena que são pouquissimas pessoas que sabem dessa informação.Inclusive muitos profissionais de salão de beleza que fazem aquilo que o cliente quer, sem se importar no que virá depois.O mais serio é perder os fios e ficar com pouco volume.

jaqueline vilas boas disse...

Certo.São poucos profissionais que sabem desse informação.
Obrigado

fabiane disse...

Essas explicações sobre as vias de penetração provam que todo profissional cabeleireiro deveria também ser um tricoterapeuta, cuidar dos cabelos não apenas exterirmente mas desde sua formação obrigado Maísa informações maravilhosas

gleibe luiz disse...

estamos cada vez mais atentos a produtos ,mas estas informaçoes nos dá mais ferramentas para deixar nossos clientes cada vez mais satisfeitos e com cabelos saudaveis,e nos deixaremos de trabalhar sem o conhecimento correto e sim usar quando preciso o produto certo...

Márcia Antonia disse...

Maravilha!!!
É por este motivo que muitas pessoas danificam seus cabelos e couro cabeludo, por achar que esta estória de que devemos dar este tempo de 24 horas após um procedimento químico é mito.
Pura falta de informação e conhecimento...
Obrigada!!!

Anônimo disse...

Maisa, isso é muito sério, pois ouço muito por parte dos profissionais que não tem problema algum relaxar e pintar no mesmo dia. Quanta desinformação.E o pior as vezes pagamos caro e não vemos resultado algum.

neneca disse...

OI MAISA ,JÁ PENSAVA NISTO ANTES DE FAZER PARTE DA ESCOLA, AGORA VCS SÓ ESTÃO ME CONFIRMANDO O QUE ESTAVA EM DÚVIDA.REALMENTE ESTE ASSUNTO É MUITO SÉRIO.MASS COM CERTEZA FAZENDO PARTE DO SSEU GRUPO TUDO VAI DAR CERTO.OBRIGADA.

Ilma Cavalcante disse...

Maísa eu concordo em parte, sei do risco de realizar 2 químicas no mesmo dia, mas eu analiso pelo seguinte: uma cliente fez um relaxamento, o cabelo é resistente,então não é melhor eu aplicar a coloração com peroxido indicado pra cabelo relaxado, diminuir o tempo de ação da coloração, ja que as cuticulas vão se encontrar abertas? e eu vou levar em consideração que por mais agressivo que seja o relaxamento eu protegi esse couro cabeludo. Se eu deixar pra fazer outra química em 24hrs, eu não vou novamente alterar o pH do cabelo? ja que coloração e relaxamento agem no córtex. E não vou deixar as pontes disssulfeto que foram reorganizadas em repouso.

odaircardoso disse...

ok.Valeu pela a informação e importante proteger o maximo do couro cabeludo da cliente .

silvia helena disse...

Quantas pessoas estão insatisfeitas com a diminuição e resecamento do cabelo,tudo por falta de conhecimento de muitos profissionais. silvia

Ester Vilchson disse...

Essa explicação tem uma aplicação ,muito pratica .Obrigada

Unknown disse...

Interessante, e nem todo profissional sabe disso, mas deveriam saber!
Talvez não tivessem tantos cabelos derrubados por ai...

virginia hair Styler disse...

Uma pergunta, como podemos tratar um cabelo antes de receber quimica, em um cabelo que já está acostumado com determinada composição e para fazer retoques de raíz sem que danifique o restane dos fios. Já que alguns produtos que protegem o fio e o couro cabeludo contém silicone e se o mesmo é prejudicial?O que sugere?

Unknown disse...

a mesma situação acontece quando se faz luzes, mechas?
pois observei que na maioria dos cabelos com mecha, eles ficam mais destruidos.

Abadia nunes. disse...

Como posso estar fasendo o analise do couro cabeludo apos quimica?Adorei esta explicaçao devemos ficar mais atantas no cliete que ja chega no salao com os cabelos tingidos em casa e quer estar mudando de cor.Beijos

Kayla Ribeiro disse...

É verdade, a maioria das clientes reclamam realmente que os fios estão diminuindo, o chato de tudo porem é a falta de tempo porque veja Tenho clientes que querm tudo no mesmo dia mesmo ciente do problema.

Unknown disse...

olá maísa!

quando mal informados cometemos erros que podem ser irreversíveis, como a destruição da papila que é responsável pela fabricação e nutrição do pelo.

silvana

soninha disse...

obrigada pela explicação,tirou exatamente uma dúvida que eu tinha há muito tempo.

Simone disse...

Acho essa informação muito importante, pois no mercado ainda existem profissionais despreparados que nos dizem ,que podemos sim fazer mais de uma química de uma só vez.
No caso de pintar e depois puxar mechas no mesmo dia , ou fazer uma escova progressiva e pintar no mesmo dia é nocivo ao cabelo e ou couro cabeludo?

Rinaldo Souza Cabeleireiro.Com disse...

Viviane barbosa faz comentário:Quando se faz duas quimicas menos de 24 horas a quimica penetra dentro do couro cabeludo. Podendo causar ferimentos graves.

Rafaeli disse...

Ao realizar açgum processo químico o couro cabeludo fica desprotegido, algumas quimicas podem destriur glandulae e até papiças. Daí a impotância de manter um intervalo mínimo de 24horas entre químicas. O que acontece é que muitos profissionais (tanto em salões peq. ou em importantes salões) por falta de informação ou por lucro, a maioria dos profissionais fazem 02 quimicas no mesmo dia. e ainda falam q vc precisa voltar pra fazer uma hidratação!!!!! è claro que vai precisar mesmo de muito tratamento...
abraços. Rafaeli

Edlene Motta disse...

Pela primeira vez vejo uma explicação plausivel sobre o assunto. parabéns!

Nancy disse...

Essa informação é muito importante para que possamos esclarecer as nossas clientes, sobre os cuidados que devem tomar na hora de utilizar químicas em seus cabelos, para não danificar estruturas imporantissimas para a saude do cabelo. Qual procedimento devemos tomar com nossas clientes para proteger o couro cabeludo antes de realizarem um procedimento de quimica?

mayra disse...

Gostei muito dessa informação...pois é muito importante sabero que a quimica faz em nosso foliculo...os profissionais da área hoje em dia a maioria não querem nem saber, o importante é vender seu produto, e fazer os eu trabalho...bjossss

Anônimo disse...

entendido!!!!!!

Rosimeire Guedes disse...

ok,entendido

rita costa disse...

esse assunto é desconhecido pela maioria dos profissionais de cabeleireiros pq quando fazemos o curso nao tem esse estudo, por isso muits vezes o proprio profissional fica sem resposta diante um cliente com problemas de feridas e quedas de cabelos.

Anônimo disse...

Rinaldo souza, através deste curso, que percebamos quantos profissionais cabeleireiros trabalham de forma incorreta. Ou até mesmo na deslealdade com o próximo.Agora que sabemos que praticar duas quimicas ao mesmo tempo é prejudicial, ao desenvolvimento do cabelo.Vamos trabalhar com consciencia e conhecimento.

Lucimar disse...

Realmete´, é mt importante essa informação.....entendido!!!!!!

Eliane Olivier disse...

otima explicaçao!
todos os cabeleireiros deveriam ter essas informaçoes.
eliane.

gomes disse...

É dificil convencer o cliente aceitar, mas como terapeuta capilar, devemos concientizar este cliente que a principal preocupação é o tratamento,depois sim a estética, pois estética sem saúde capilar não existe.

RENATA disse...

Oi Maísa!
Tudo bem?
Lendo os comentários dos colegas me intrigou o da colega Ilma, faço dela minha dúvida também, visto que atualmente várias empresas vendem o produto de transformação com associação do produto de coloração, em especial quando o produto de transformação é a base de tioglicolato, neste caso específico direcionam a coloração com peróxido de hidrogênio com fim de neutralização!
Abraço.

Unknown disse...

Pois é, mais nós sabemos que acontece muito! Se o cliente pede, alguns profissionais que até sabem que não deve ser feito, porque aprendemos isso nos cursos,não tão bem explicado é verdade, mas sabemos que é muita quimica e que o cabelo, o couro cabeludo, precisa se recuperar primeiro, mas eles fazem,por não se importar, por desinformação,ou até por medo de perder seu cliente.
Elayne Antunes

flaviahair disse...

Maísa,
É por isto que vemos tantos casos em nossos salões de couro cabeludo lesionado,imagine anos de química no couro cabeludo com este desprotegido, é sem dúvida uma enorme agressão.
bjs

elisandra disse...

realmente muitos cabelereiros sabem disso mas preferem ganhar dinheiro e danificar do que perder o pacote de tratamento

raquel disse...

Muito importante essa informaçao sobre couro cabeludo , gladulas sebaceas e sudoripas .a agressão de fazer duas quimicas no mesmo dia.
obridada.

Rose disse...

é importante saber também que há químicas que devem ser feitas, respeitando o couro cabeludo, aplicando de 0,5cm à 1cm da raíz

Mariane disse...

Muito importante a explicação, pois podemos explicar para nossos clientes sobre o uso da quimica!!!
bjos Mariane Laguna

Claudinha disse...

Muito bom conhecer as vias de penetração,agora to conhecendo o certo,alguns cabeleireiros insistem em fazer duas quimicas juntas pra ganhar tempo nem se preocupa com a vida dos fios.