sexta-feira, 4 de setembro de 2009

EXPLICAÇÃO DE CABELO- UM VERDADEIRO TERMÔMETRO

POR QUE SERÁ QUE:Quando o corpo é acometido por doenças inflamatórias, infecciosas, hereditárias, neoplásicas, metabólicas, problemas de depressão, imunológica, disfunções hormonais diversas ou mesmo alterações hormonais, o cabelo pode interromper o crescimento ou apresentar alterações de estrutura?
A resposta é a seguinte:O nosso cabelo cresce diariamente e é a parte de nosso corpo que absorve mais energia e nutrientes.
Quando estamos doentes, os nutrientes que iriam formar os cabelos, vão para a parte afetada do corpo e por isso o cabelo fica fraco e pára de crescer.Isto está levando várias áreas da medicina a estudar melhor o fio de cabelo e a área de Tricologia ganha porque faz mais descobertas e passa estes estudos e descobertas para a área de medicina, cosmetologia, dermatologia, cabeleireiros, tricoterapeutas e tricologistas.O problema é que, muitos profissionais não repassam as informações ou interpretam de forma errada.
ATT.
MAÍSA

53 comentários:

virginia disse...

muito boa orientação , adorei

CLAUDIO PEIXOTO disse...

é fantástico saber que o nosso cabelo reflecte o nosso estado de saúde. Simplemente fantástico ter esse conhecimemto;

Unknown disse...

Muito sério este assunto. Realmente, o cabelo tem um desempenho muito importante no nosso organismo; precisamos adquirir conhecimentos que nos tornem profissionais competentes para que possamos identificar as causas das tricoses.

odaircardoso disse...

boa explicação valeu .

Unknown disse...

olá Maysa...

Nossos cabelos, avisam quando há algo de errado em nosso organismo atraves das alterações de sua estrutura. Um bom e dedicado Tricoterapeuta é capaz de diagnosticar atraves de uma boa anamnese oque há de errado com nosso organismo.

silvana

Simone disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Simone disse...

Super legal saber que através da estrutura do cabelo e uma boa anamnese podemos descobrir várias doenças que acabam refletindo no mesmo.

fabizinha disse...

Realmente é muito importante saber oq origina cabelos fracos, sem vitalidade e doenças em geral que agravam o estado do cabelo. Eu acho muito importante um profissional cabeleireiro ter conhecimentos aprofundados de tricologia.

Unknown disse...

É verdade, tanto que quando fazemos ficha de diagnóstico do cliente é muito importante que nada seja omitido antes de se efetuar algum procedimento químico.

Eliane Olivier disse...

interesante saber que o cabelo depender de nossa saúde para cresce,ter vitalidade,etc.
adorei a explicaçao!!!
eliane.

Abadia nunes. disse...

Adorei saber que o que alimentamos reflete em nossos cabelos.Bj.

Tonton S. disse...

interessante essa parte dos alimentos.

jaqueline vilas boas disse...

Os nosssos cabelos em muitas doenças,eles nos dão o sinal que alguma coisa anda mau.Por isso que temos que orientar os nossos tricopacientes,a respeito de alguma anormalidade no nosso organismo e que afeta os cabelos.

elisandra disse...

esta cientificamente comprovado que o cabelo para de crescer quando estamos com alguma patologia qual a bibliografia que comprova tal informacao?

rodolfo disse...

e muito serio um diagnostico de doencas psicossomaticas como a depressao e o stress, gostaria de saber sobre alguma bibliografia sobre esse assunto, eu por exemplo quando estou com algum problema emocional, coço muito minha cabeca. muito bom esse topico

gomes disse...

Realmente, o cabelo é um termometro que nos permite um diagnostico sobre o que está acontecendo em nosso organismo, permitindo assim que se proceda um tratamento precoce e ou recuperação de certas doenças que possam nos acometer, e, por isto se dá a necessidade de conhecimento sobre tal estrutura. Sobre o comentário de profissionais que não repassam informações, acrescento que algumas empresas tbem procedem desta forma, desconsiderando a ciencia em benefício do lucro.

Unknown disse...

È interessante saber que um mal funcionamento do nosso orgnismo, reflete nos cabelos.Já ouvi falar que a depressão causa a queda, agora as doenças tô sabendo agora.Bjs!

Mayra disse...

é muito interessante este tema, saber que doenças em nosso organismo pode danificar nossos folículos, não sabia mas gostei...bjoss

Mariane disse...

Fantástica a explicações, adorei saber que o cebelo reflete nosso estado de saúde!!!! obrigada abraços

juhmakeup disse...

Adorei. Isso nos faz ver que devemos sempre estar atentos com nosso cabelo, qualquer alteração no mesmo, estaremos sabemos que algo de errado estara aocntecendo com nosso organimos.

Gabi Gusmão disse...

Concordo contigo qdo diz q as pessoas tem dificuldade de transmitir conhecimento, acho q é insegurança... devíamos nos unir, todos ganham...

Karine Zanoli disse...

Muito boa essa matéria...Realmente quelquer alteração em nosso organismo reflete nos cabelos

Unknown disse...

Então tudo que ingerimos, consumimos, reflete no cabelo;pode ser descoberto através da análise do fio, assim como doenças podem ser percebidas pelo fio também.
Elayne A. Antunes

Juliene disse...

Sem estas informações não dariamos tanta importancia aos nossos cabelos, como eles merecem. Vamos estudar mais sobre tricologia e difundirmos o conhecimento.
Juliene

fabiane disse...

Mais uma vez bem enfatizado a importancia do termômetro que são os nossos cabelos.

Rose disse...

Muitas vezes fazendo pesquizas para a escola, observei em um documentário que uma mulher de 28 anos, estava com depressão, e disse no documentário que a depressão veio através de sua observação em relação ao seu cabelo. disse ela que depois que ela teve anemia se cabelo caia muito e ela não estava entendendo o por q. E seu médico explicou que era falta de nutrientes e vitaminas no organismo. disse também a ela que os cabelos cresce dependendo de fatores como alimentação, higiene e saúde.

Márcia Antonia disse...

Por este motivo que temos que nos empenhar em aprender mais e estudar minuciosamente, para que possamos passar informações de forma saudável e correta.
Fico feliz por saber que este tema que muito me interessa seja de tamamha importância na área da saude.

Anônimo disse...

O que consumimos nos termos da alimentação reflete aos nossos cabelos.Relmente os nossos cabelos é uma especie de termometro que acusa os males do nosso organismo.Rinaldo souza

Rafaeli disse...

Nosso organismo é mesmo fantástico.
Quando acontece um problema, logo vem o sinal de alerta. E o cabelo responde q alguma coisa não está legal. Alguns especialistas em acupuntura fazem diagnóstico através de sinais na língua. é muito interessante também.
Para se fazer um bom diagnóstico do tricopaciente, o profissional deve estudar muito, dedicar-se e ter muita prática.

silvia helena disse...

Importante essas informações,que o cabelo é a parte do nosso corpo que absorve mais energia e nutientes.E que há um sinal de alerta do organismo quando estamos doentes, parando o crescimento do cabelo.Perfeito o nosso organismo. Silvia

Nancy disse...

Incrível como os cabelos reagem as alterações do nosso organismo.
Muito bom. Abraço.
Nancy

neneca disse...

Para você vê que o cabelo não foi feito para enfeitar a cabeca.Que ele significa muito mais do que isto.Obrigada.

gleibe luiz disse...

quando bem diagnosticado poderá ser resolvido alem dos problemas capilares, até orientar nossos clientes a procurar especialistas de outras áreas.

flaviahair disse...

Como o nosso corpo é inteigente,imagine o seu criador!
abraços
Flavia Biagini

Ilma Cavalcante disse...

Muito serio mesmo o funcionamento do cabelo, não é só beleza que pode ser observada atraves dele não!!!

Unknown disse...

Interessante esta explicação, porque a maioria das pessoas não tem esta consciência, e acha que cuidar dos cabelos é apenas questão de aparência...
obrigada pelas informações.

marcos.borges disse...

ok, maisa muito legal esta informação, dorei

Gilmara Lima disse...

O cabelo é um termômetro da nossa saúde e do bem estar do corpo. É muito interessante entender que a avaliação do cabelo depende de diversos fatores.

juliana disse...

muito bom Maísa, precisamos de conhecimentos para passar informacòes verdadeiras aos que têm necessidade de conhecimento. Nào julgo os que nào sabem, mais admiro aqueles que procuram e os que ensinam como vc.
obrigado
Juliana Venske

rodolfo disse...

muito boa a explanacao do assunto. depois vc poderia nos indicar alguns livros como referencia de uma pesquisa...
beijos

santini disse...

super interessante a informações com relação ao estarmos doente os nutrientes irem para as partes mais afetadas.abração

rita costa disse...

muito boa a explicaçao, gostei muito

Rinaldo Souza Cabeleireiro.Com disse...

viviane Barbosa. Quando o corpo esta doente os nutrientes dixa de ir aos cabelos.Aprendir muito nesta aula

raquel disse...

Entao, para ter um belissimo cabelo temos que ter uma otima alimenta. raquel

Washington disse...

A explicação foi interesante, mas em relação ao conhecimento, tenho meu ponto de vista. Hoje em dia quem tem conhecimento, ou guarda para si para não haver "concorrentes" na sua area que derrepente pode tomar seu lugar, ou quem tem o conhecimento não dá de graça aos outros, simplesmente vende seu conhecimento, infelizmente é assim que funciona s coisas neste mundo.

Ester Vilchson disse...

Importante saber que o cabelo ajuda na descoberta de doenças.Valeu!!!

Claudinha disse...

Vi uma entrevista em que um médico dizia q durante a gravidez o cabelo só cresce,não cai fica em repouso,há excessão?

Lucimar disse...

essa explicação é mt importante,isso pode responder pq as vezes tratamos o cabelo e ele demora responder ou as vzs ñ responde????

Kayla Ribeiro disse...

Olá!! Verdade nao so nos cabelos como nas unhas !! Tenho varias cleintes que so com a troca de medicação ha uma queda acentuada nos fios . . .

Beijos !!

Edlene Motta disse...

sempre ouvir falar que o fio apos sai do foliculo se torna uma raste morta e só obsorve nutrientes externo,isso procede? caso sim como justificario esse texto.?

Edlene Motta disse...

o cabelo e o espelho do do nosso organismo.

Ana Paula disse...

SUPER INTERESSANTE ESSA EXPLICAÇÃO, É BOM SABER QUE O CABELO É UM VERDADEIRO TERMÔMETRO.

BJS.

ANA PAULA ALVES.

RENATA disse...

Interessantíssima a abordagem... Mais uma vez vem nos mostrar a importância do estudo da haste capilar, não apenas relacionada a questão estética...
Estive lendo recentemente um material sobre o mineralograma realizado mediante fios de cabelo para diagnóstico de patologias ou disfunções, havia ficado muito envolvida com o assunto. Essa abordagem veio a aguçar ainda mais minha curiosidade!