quarta-feira, 19 de junho de 2013

A importância da profissão de Tricoterapeuta para a sociedade atual

Hoje vivemos em uma sociedade onde o ser humano encontra - se sempre num estado de tensão. De modo que prejudica a convivência com o próximo e consigo mesmo, ao mesmo tempo ocasionando enfermidades em todo o ser.
O Tricoterapeuta capilar é um profissional da área da saúde que se baseia na Tricologia que cresce a cada dia, o mesmo trata das patologias, tricopatias, ou seja, doenças do couro cabeludo e do fio de cabelo. Esse profissional se capacita com alto nível de conhecimentos, com uma visão ampla e geral que vai investigar a história clínica, quais as doenças, causas das doenças, detalhar todos os fatos que levam ao diagnostico preciso, embasando-se nos exames físico, nos tricoexames que vai complementar nas consultas e levar ao diagnóstico da doença.  Com isso, fica comprovada a necessidade desse profissional desenvolver princípios éticos, ter muita responsabilidade, com disciplina e saber da importância de desenvolver a humildade, com isso se torna capaz de transmiti ao cliente (tricopaciente) segurança, sigilo, respeito, honestidade quando este se submete ao tratamento. O profissional de hoje transformou a Tricoterapia em filosofia de vida que vai além da profissão é como um sacerdote explorando todos os seus valores dedicado e comprometido com a profissão. É fato comprovado que o ser humano hoje vive num estado de muita pressão, procurando sempre supri as suas necessidades através do consumismo desenfreado e sem limites, isso provoca no organismo alguns desequilíbrios,  causando doenças como estresse, depressão, ansiedade, obesidade e vários transtornos alimentares. São patologias que além de atingi o estado físico, o emocional e o psicológico, também vão afetar diretamente o couro cabeludo e de forma específica e direta o fio de cabelo, tendo como principais conseqüências a: tricoastenia, alopecia areata, caspas, seborréia, xerose, tricoptilose, enfim todas as enfermidades do couro cabeludo e do fio de cabelo. Ai está a importância do Tricoterapeuta nos dias de hoje como um profissional capacitado, dedicado e comprometido com sua profissão, somente assim ele será capaz de avaliar, tratar e curar através de conhecimentos e dados precisos as causas das patologias desse tricopaciente, com produtos de alta tecnologia agindo diretamente nas tricoses ou tricopatias.

Diante de toda essa visão holística o profissional Tricoterapeuta capilar é a pessoa mais indicada para tratar, prevenir e orientar, as  tricopatias desse tricocliente. O Tricoterapeuta precisa se apresentar com muita segurança, tranqüilidade e domínio da sua profissão, pois ele terá como principal desafio restabelecer o estado emocional, psicológico do tricocliente que se encontra altamente desequilibrado, possibilitando ao mesmo que consiga lidar com as suas emoções de forma a aceitar e transformar as suas ações de forma positiva. Para concluir, é importante frisar a forma específica do tratamento e dos produtos a serem utilizados, observando-se cada caso e cada tricocliente, a exemplo do produto fitocosmeceutico que possui uma ação terapêutica com efeitos e ações imediatas, agindo através do sistema nervoso central,  melhorando e tratando todos os sintomas diagnosticados nas tricopatias e conseqüentemente proporcionando uma vida melhor ao tricocliente no aspecto emocional, psicológico e estético,  melhorando sua  qualidade de vida e elevando a sua auto-estima.

3 comentários:

neire disse...

TRICOTERAPEUTA,UM PROFISSIONAL QUE VEM CRESCENDO MUITO NO MERCADO.

Anônimo disse...

Com certeza! Meu Nome é Emanuelle, sou tricopaciente da Neire Lúcia, Tricoterapeuta de Betim. A Neire recuperou a saúde dos meus cabelos devido a prática da tricoterapia.

Unknown disse...

Amar ao próximo como a ti mesmo... Reaprendendo o verdadeiro significado desta frase tão linda!!!