segunda-feira, 19 de outubro de 2009

EXPLICAÇÃO DE O FIO DE CABELO

O cabelo possui de 65 a 95% de proteínas e os demais componentes são água,
ÓLEO e elementos minerais.
O cabelo é formado por uma proteína chamada queratina.
E do que a queratina é formada?

AMINOÁCIDO + AMINOÁCIDO = DIPEPTÍDEO
DIPEPTÍDEO + AMINOÁCIDO = POLIPEPTÍDEO
REUNIÃO DE POLIPEPTÍDEOS = QUERATINA

Na queratina existem 3 tipos de ligações que funcionam como “amarras” entre as fibras para garantir a integridade e a forma do fio de cabelo (liso, cacheado, etc.).
São elas:
• ligações fracas: são rompidas pela simples ação da ÁGUA quando o cabelo é umedecido. Por isso modificamos facilmente a forma do cabelo quando ele está molhado. Também quebramos essa ligação quando transformamos temporariamente o cabelo através de escova, prancha ou rolinho.
• Ligações médias: são mais resistentes que as fracas e podem ser quebradas quando usamos produtos alcalinos (pH acima de 10) ou ácidos (pH abaixo de 2).
• Ligações fortes: são rompidas em processo de alisamento e permanente, quando usamos produtos como tioglicolato de amônia ou cremes alcalinos com pH acima de 10.

Qual o melhor produto alisante para uso terapêutico? Porquê?
OS SAIS METÁLICOS SÃO OS MELHORES: SÓDIO (PRINCIPALMENTE), LÍTIO, GUANIDINA. PORQUE ESTES PENETRAM NAS LIGAÇÕES MÉDIAS E SÓ PENETRAM NAS LIGAÇÕES FORTES SE PASSAREM DO TEMPO.
O PIOR SÃO OS ALISANTES A BASE DE TIOGLICOLATO DE AMÔNIA, POIS A AMÔNIA É UM GÁS E PENETRA MAIS RÁPIDO E MAIS PROFUNDO, OU SEJA PENETRA DIRETAMENTE NAS LIGAÇÕES FORTES DO CABELO.

33 comentários:

neneca disse...

É SEMPRE ACHEI O TIOGLICOLATO UM PRODUTO MUITO DIFÍCEL DE TRABALHAR,COM ESTA EXPLICAÇÃO ENTENDI O PORQUE.NO MEU LOCAL DE TRABALHO SÓ USO GUARNIDINA ,POIS ME IDENTIFICO MAIS.VALEU MUITO ESTA EXPLICAÇÃO.OBRIGADA.

odaircardoso disse...

esta explicação e importantissima pois poucas pessoas sabem a importancia do ph e a força que tem os produtos de alisamentos, valeu.

soninha disse...

eu não tinha idéia de como é forte a amonia,valeu pela explicação.

Anônimo disse...

Olá,Maisa, estou feliz pela retomada do curso, já estava fazendo muita falta. E a respeito desta introdução do fio de cabelo, supreendi com a explicação da necessidade que o cabelo tem de umidade. E também dos perigos em relação aos alisantes, pois relaxo o meu cabelo e tem que prestar muita atenção de agora em diante, em fornecer o melhor produto para o meu amigo cabelo.

virginia hair Styler disse...

Já que para mim qualquer metal pesado ou amonia sempre destuiu os fios capilares além de tbm as vezes de acordo com a manipulação indevida tbm acarreta problemas no couro cabeludo. Porque vc nos alerta de que sais metálicos são os melhores alisantes terapeuticos?
Eu não acho um terapeutico tão inofenciso assim. E sempre achei que o Tio agredice menos os fios (sendo trabalhado na forma certa e com responsabilidade) pois, se deixar de se aplicar por periodo longo esse TIOglicolato , os fios voltam a forma normal , sendo que ainda permanece residuo do produto no interior do fio. VC pode me orientar melhor.

gleibe luiz disse...

fiquei um pouco confuso com essa explicaçao,já que no meu conceito eu tinha o tioglicolato como o menos ofencivo para o fio,em qual escala de ph trabalha o tioglicolato por favor?obrigado

Rose disse...

Eu achava que o menos agressivo fosse o tioglicolato de sódio. Agora tem no mercado a base de tiolamina. Este também é melhor para o uso terapêutico

Unknown disse...

ok, entendi.
produtos a base de sódio penetram menos, consequentemente prejudicam menos.

silvia helena disse...

O poder de destruição do tioglicolato é terrivél,pois ele atinge diretamente a ligação mais forte da queratina.Silvia

CLAUDIO PEIXOTO disse...

o ácido teoglicólico q o moniaco tranfora em tioglicoico de amonia é ralementeum produto que necessita demuito cuidado no seu uso.

Mayra disse...

Muito boa essa informação, sobre os alisantes, e sobre o fio do cabelo....

Nancy disse...

Apesar dos alertas sobre seus perigos, infelizmente o tioglicolato é o mais utilizado ainda nos salões de beleza.
Abraço
Nancy

rachel mello disse...

Eu trabalho com o tioglicolato de amonia e guanidina.Dependendo do cabelo a guanidina sempre teve a ação mais rapida que a guanidina.
Sempre tive conhecimento que a guanidina era mais forte que tioglicolato de amonia,pois, a guanidina fazia o desligamento total da pontes de sufeto e enxofre e a amonia.

valeu pela explicaçao.
brigada.

Raquel

Unknown disse...

Maísa, entendi o que voce relatou, porém ao ler os comentários , fiquei muito confusa.
Gostaria de saber mais sobre o assunto.

Mari

Simone disse...

Entendi.

RENATA disse...

Oi Maísa!
Como alguns dos colegas eu tbm tenho informações bem diferentes das que vc. repassou e acabei ficando bastante confusa...
Sempre soube que o tioglicolato era mais sutil na ação que o hidróxido e a guanidina. O pH em que o tioglicolato trabalha a transformação do fio não é consideravelmente inferior do que os outros dois produtos? Os sais metálicos, pelo que eu sabia é que faziam o desligamento total das cadeias do fio...
Fiquei muito confusa mesmo... Poderia nos postar maiores esclarecimentos?
Obrigadão.
Bjs

Abadia nunes. disse...

Maisa aprocura por um alisamento perfeito e muito grande e o tioglicolato e o mais procurado como vou fazer?

Gilmara Lima disse...

Maisa, como não sou cabelereira estou com muitas duvidas e os colegas me deixaram mais confusa ainda...rs. Seria possivel um detalhamento baseado no questionamento do grupo? grata.

fabiane disse...

Maísda os produtos a base se metais pesados como sódio não são prejudiciais a saúde já que penetram na corrente sanguinea e formam acúmulo no organismo que os torna cancerígenos?

Rinaldo Souza Cabeleireiro.Com disse...

Rinaldo souza estas informações saõ confusas.Favor ser mais explicita no questionamento mais detalhado do assunto.

Anônimo disse...

Viviane barbosa, entendir que os principios de relaxamentos,tem haver com o ph dos cabelos.Sendo assim a qualidade final será diferenciada.

Unknown disse...

Nossa antes pensava que o sodio também era muito prejudicial.mais eles só penetra nas ligações medias dos fios.òtima explicação.

Angela

Ilma Cavalcante disse...

Hum....Algumas coisas não batem com informações que tenho de um bioquimico.Mas ta registrado

Unknown disse...

Mas o ph do tioglicolato não é por volta de 8,9 e o do sodio entre 11 e 14?Foi isso que aprendi e estou bem confusa.Poderia nos dar uma explicação mais especifica? Obrigada!

Karine Zanoli disse...

Muito legal essa explicação e diferenciação entre os tipos de ligações e os produtos alcalinos.
Karine

Unknown disse...

Olá Maysa!

Oque pude entender é que a queratina é uma proteina. Devemos proteger as ligações fortes que existem nela não usando produtos a base de triglicolato de amônia.

Silvana

Jandira disse...

Entendi bem a questão das ligações, mas não entendi por o sódio é clasificado como um dos melhores??Sempre acheique era opior..

Jandira

Rafaeli disse...

Maísa, muio boa essa explicação. Mesmo sendomeu primeiro curso na área estou entendendo muito bem. E também relembrando das aulas de química.
Rafaeli

Claudinha disse...

Fiquei meio confusa,pq achava que os menos prejudiciais seriam: tioglicolato de amonia e o litio,via o sódio como o menos indicadado.E tbem aprendi que cada tipo de cabelo exige uma base expecifica.Agradeço se puder explicar melhor.

Kayla Ribeiro disse...

R. É verdade que o couro cabeludo leva 48 horas para secar ?!? porque alguns dos meus professores afirmaram com certeza que e verídico e sempre passo essa informação para minhas clientes pois veja; se lavamos o cabelo todos os dias e como sempre prendemos fica aquele cheiro de mofo (caso se feito com freqüência!) e na verdade chega ao ponto Maximo de criar fungos como já tive varias clientes .Porem como os outros comentarios com relação as quimicas sempres pensei que osodio e os sais metalicos fossem mais agressivos.

Rosimeire Guedes disse...

sempre achei amonia muito dificil de trabalhar.

Rose disse...

Num cabelo que esta fraco, mas a cliente insiste em mudar a forma, eu posso fazer alisamento com o sodio. E a tiolamina?

mayra disse...

não sabia que amonia danificava tanto..muito legal essa explicação...gostei tambem da explicação sobre as ligações fracas,médias e fortes...
bjos mayra