segunda-feira, 28 de setembro de 2009

EXPLICAÇÃO DE VIAS DE PENETRAÇÃO

COMO VIMOS NO TEXTO DA APOSTILA:
O aparelho pilosebáceo é a maior via de penetração, ou seja, a maneira mais rápida e mais fácil de um produto penetrar dentro do couro cabeludo.Por isso, quando fazemos química, nosso couro cabeludo fica desprotegido e muitas vezes com micro-feridas que são impossíveis de ver a olho nu.
Seguindo essa linha de pensamento acima, jamais poderemos fazer duas químicas no mesmo dia.
Exemplo: Joana fez um relaxamento e depois foi pintar.
No caso da tintura, essa pode penetrar dentro do couro cabeludo e destruir a glândula sebácea, a glândula sudorípara, ou até a papila.Agora você entende porque muitas clientes falam que os cabelos estão diminuindo, ou estão crescendo mais secos? Justamente por fazer química com o couro cabeludo desprotegido.
Por isso só faça outra química depois de 24 horas.

EXPLICAÇÃO DE A PAPILA PILOSA

A PAPILA FAZ PARTE DO APARELHO PILOSSEBÁCEO E TEM POR FUNÇÃO FABRICAR O FIO DE CABELO.É ELA QUE ABSORVE OS NUTRIENTES DA CORRENTE SANGUÍNEA (AMINOÁCIDOS) E JUNTOS COM AS CÉLULAS BASAIS FABRICAM A QUERATINA. AS QUERATINAS, JUNTAS, FORMAM O FIO DE CABELO.

EXPLICAÇÃO DE A GLANDULA SUDORIPARA

Em termos bem simples podemos dizer que o suór é uma "água ácida."Ele, junto com o sebo formam o sitema hidro-lipoprotetor e tem por função matar fungos e bactérias, hidratar o couro cabeludo e fio de cabelo.Não podemos esquecer também que o suór trás em sua composição substâncias exógenas, ou seja ele elimina na sua composição, medicamentos que tomamos.

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

EXPLICAÇÃO DE GLÂNDULA SEBÁCEA


PREZADOS ALUNOS, ESTE TEXTO É MUITO VALIOSO, ALÉM DE SER UMAS DAS BASES DOS TRATAMENTO QUE REALIZAMOS EM NOSSOS TRICOPACIENTES.
QUANTO A QUESTÃO:As glândulas sebáceas ficam acopladas no folículo piloso.Se nós temos de 100 a 150 mil fios de cabelos, nós também temos de 100 a 150 mil glândulas sebáceas.
Ela produz um produto oleoso conhecido como SEBO.
As glândulas sebáceas representam um papel muito importante para o fio de cabelo, pois ela produz um óleo chamado sebo que entra dentro do fio, quando este(o fio) vai sendo formado dentro do couro cabeludo e tem outra função importantíssima: ele que hidrata e nutre o fio de cabelo.
Mas como ele consegue hidratar e nutrir o fio de cabelo?
A resposta é: quando penteamos o fio de cabelo, ele vai descendo pelo fio.
Mas quantos centímetros ele consegue descer?Ele desce no máximo 16 cm.
Porque essa informação é importantíssima?
Porque, quem tem uma produção de óleo normal e cabelo com comprimento maior que 16 cm, sempre vai ter uma parte do fio mais seca, pois esse fio não está sendo hidratado pelo óleo do couro cabeludo.
Exemplos: Ana tem um cabelo com 36 centímetros ce comprimento.A produção do cabelo de Ana é normal. Então se Ana pentea os cabelos todos os dias, ela terá 16 cm de cabelo hidratado e 20 centímetros não hidratados.Esse é o verdadeiro cabelo misto e não o que aprendemos na escola que fala: "cabelo misto é aquele cabelo oleoso na raiz e seco nas pontas."
E no caso de Maria que tem um cabelo de 20 centímetros,as glândulas sebáceas não produzem sebo normalmente, ela vai ter o cabelo com 16 cm hidratato e 4 centímetros secos?Neste caso, como a produção de óleo é fraca, ela vai ter somente perto do couro cabeludo hidratado.
O sebo é tão importante, que mulheres com cabelos lisos e oleosos da raiz as pontas, nem usam condicionador e este cabelo não fica danificado ao fazer química. Pois é o oleo do couro cabeludo que hidrata os fios e os protege.
Você já chegou a pensar que cliente nenhuma chegou e disse" Estou com ponta dupla perto do couro cabeludo?" Pois é, o cabelo perto do couro cabeludo geralmente está hidratado pelo sebo.
Vocês lembram que antigamente as pessoas falavam que era importante dar 100 escovadelas nos fios todos os dias?É para o óleo descer.
Este é um dos principíos básicos da tricologia relacionado a tricoterapia.
Você deve estar perguntando: "o que minha professora quer dizer com isso?"Vou explicar melhor:Você, que quer fazer tratamento no seu salão com produtos que realmente tratem os fios, tem que usar nestes tratamentos produtos que tenham como princípio ativo óleos vegetais e animais, ou seja, o produto que realmente vai tratar um cabelo seco, tem que ter óleos vegetais e animais.Infelizmente você vai pesquisar e perceber que a maioria dos produtos contém silicone e óleo mineral na composição. Isto é péssimo.
Você vai entender o porque nas próximas aulas.E porque tem que ser óleo vegetal ou mineral?Porque para a glândula sebácea produzir o sebo, ela absorve o óleo que comememos que vem até ela através da corrente sanguínea e o tranforma em sebo. Ou seja, o oleo que comemos é a matéria-prima que a glândula sebácea usa para produzir sebo.
QUANTO AS QUESTÕES:
É importante saber:
Alimentação ricas em lipídios: couro cabeludo OLEOSO.
Alimentação pobre em lipídios: couro cabeludo SECO.
Da boca para o couro cabeludo: tempo 3 DIAS.
Basta uma variação de 10 % para que o couro cabeludo fique oleoso.
QUANDO INGERIMOS ALIMENTOS RICOS EM ÓLEOS VEGETAIS E ANIMAIS, PARA QUE ELE SEJA ABSORVIDO PELO NOSSO ORGANISMO, VÁ PARA CORRENTE SANGUÍNEA, E SEJA TRANSFORMADO EM SEBO, DEMORA 3 DIAS TODO ESTE PROCESSO.QUANDO USAMOS PRODUTOS RICOS EM ÓLEOS VEGETAIS E ANIMAIS, A HIDRATAÇÃO E NUTRIÇÃO DO CABELO É IMEDIATA.
POR FAVOR, QUERIDOS ALUNOS: não vá falar para sua cliente o seguinte: "olá, o seu diagnóstico é que seu cabelo é seco porque sua glândula sebácea produz pouco óleo, então você terá que comer muita coisa gordurosa para regularizar a produção de sebo. "Se essa cliente ficar gorda ou já for obesa, ela simplesmente vi te "matar."
Risos.
É só uma brincadeira para relaxarmos um pouco com um assunto tão sério e importante.
Quanto a questão:
Função do óleo do couro cabeludo:
1- hidratar e nutrir o fio de cabelo
2- hidratar e nutrir o couro cabeludo, e por ser ácido, protege da penetração de fungos e bactérias.
3- interessante: protege o fio de cabelo quando está em estágio embrionário, funcionado como liquído amniótico.
AÇÃO: COURO CABELUDO COM FALTA DE ÓLEO
REAÇÃO: couro cabeludo seco, fio de cabelo seco, quebradiço, pontas secas.
AÇÃO: COURO CABELUDO COM EXCESSO DE ÓLEO
REAÇÃO: coceira, ferida nocouro cabeludo, caspa, queda, seborréia
Porque é importante para o tricoterapeuta as informações:· a oleosidade natural demora até 24 horas para se recompor após um procedimento químico.
Essa informação é muito importante, pois jamais podemos fazer uma química ante de 24 horas, pois o couro cabeludo está desprotegido.
Ou seja, se o seu cliente relaxou o cabelo, ele só vai poder pintar no outro dia, depois de 24 horas.Como muitos cabeleireiros fazem tudo errado, não é?Lembre-se:O terapeuta capilar deve corrigir os hábitos da cliente e pedir que penteie os cabelos todos os dias.
Você sabia que os hormônios influenciam na produção de sebo?Ao nascer a glândula sebácea é ativada devido aos hormônios quem vêm através do leite materno e durante o resto do tempo permanece inativa.Quando as glândulas sebáceas aumentam de tamanho e a produção começa?Na puberdade (9 ou 10 anos), a produção de sebo começa devido aos hormônios. Dos 13 aos 16 anos a produção de óleo é normal tanto em homens quanto em mulheres.
Aos 20 anos a produção de sebo no homem está no auge e é maior no homem do que na mulher.Porque nos homens a produção de óleo é maior que nas mulheres?Porque o couro cabeludo dos homens geralmente são mais oleosos que o das mulheres, devido a produção de hormônios masculinos.Com estas informações acima, é proibido fazer qualquer química em crianças, pois elas não tem proteção no couro cabeludo e isto pode afetar a sua produção de óleo posteriormente, pois o produto químico pode penetrar no couro cabeludo e destruir a glândula sebácea e alterar a formação do fio de cabelo.
Mas quando podemos fazer química em crianças?Somente depois que ela tiver tido a primeira menstruação, pois a glândula já começou a funcionar.
Queridos alunos, espero que tenham gostado das explicações.
Um beijo e até a próxima aula.
Estudem bastante o conteúdo acima. Informações valiosas!!!!!
e não esaqueçam de postar os seus comentários.
ATT.
MAÍSA

EXPLICAÇÃO DE O FOLICULO PILOSO E BULBO PILOSO




VOU EXPLICAR DE FORMA BEM SIMPLES O QUE É FOLÍCULO PILOSO E BULBO PILOSO.


O folículo piloso é o "buraquinho" ou um "tubo" por onde o fio vai sair para fora do couro cabeludo.

A saída deste buraquinho chama-se óstio folicular.

O bulbo é a parte inferior da raiz, que fica anexada na papila (responsável por fabricar o fio de cabelo). O bulbo é a parte mais "redonda, cheinha" da raiz.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

AVISO IMPORTANTE

PREZADOS ALUNOS:
VENHO ATRÁVES DESTE AVISO INFORMAR QUE O NOSSO CURSO FUNCIONA DA SEGUINTE FORMA:
1- VOCES RECEBERAM A PRIMEIRA APOSTILA E O CONVITE DO BLOG.
2- VOCES SÃO OBRIGADOS A FAZER COMENTARIOS EM TODAS AS EXPLICAÇÕES QUE ESTÃO NO BLOG. QUANDO FOR UM RECADO, COLOQUE POR FAVOR ENTEDIDO E ASSINE SEU NOME.
POR QUE ISTO?
PORQUE É ATRAVÉS DOS COMENTARIOS QUE VOCES FAZEM SOBRE AS EXPLICAÇÕES QUE VOCE MOSTRA QUE ESTA PARTICIPANDO DAS AULAS.
AS VEZES VOCE POSSA ESTAR NESTE MOMENTO PENSANDO: "E SE EU DEIXAR DE FAZER OS COMENTÁRIOS, O QUE VAI ACONTECER?"
A RESPOSTA É A SEGUINTE VOCE VAI SER EXCLUÍDO DO CURSO E NÃO RECEBERÁ A SEGUNDA APOSTILA.
SÓ PRA VOCES TEREM NOÇÃO TEMOS NO MOMENTO 62 ALUNOS E SE VOCES OBSERVAREM NOS COMENTARIOS O CORRETO É QUE: EM CADA EXPLICAÇÃO, NA PARTE DE COMENTARIOS DEVERIA TER 62 COMENTÁRIOS.
ISTO NÃO ESTÁ OCORRENDO.
ENTÃO VAMOS LEVAR O ASSUNTO A SÉRIO E ESTUDAR CORRETAMENTE PARA SERMOS BONS PROFISSIONAIS.
ATT.
MAÍSA

A VERDADEIRA HISTÓRIA DO SENHOR CABELO

QUERIDOS ALUNOS:EU CRIEI ESTA HISTÓRIA PARA QUE VOCÊS COMECEM A VER, SENTIR,PERCEBER O FIO DE CABELO DE FORMA DIFERENTE.FAÇA UMA LEITURA E FIQUE A VONTADE PARA FAZER OS COMENTÁRIOS.UM GRANDE ABRAÇO!

A VERDADEIRA HISTÓRIA DO SENHOR CABELO

O senhor cabelo tem um ciclo de vida, ele nasce, cresce e morre. Geralmente o senhor cabelo dura de 2 a 7 anos.Quando ele está em estágio embrionário, fica protegido pela oleosidade da glândula sebácea, que funciona como um ventre. Sua nutrição, quando embrião, é feita através da papila que absorve os nutrientes e vindos através dos vasos sanguíneos.O senhor cabelo sempre precisa se alimentar e beber água. Sua alimentação vem através da glândula sebácea, que produz um óleo rico em nutrientes essenciais para que ele fique protegido de agressões externas e fique sempre saudável. Ele é tão inteligente que consegue absorver água do ambiente, por isso falamos que ele é hidrofílico.O senhor cabelo precisa também de oxigênio para sobreviver. Este oxigênio vem através do sangue.O senhor cabelo é muito limpo, e não gosta de sujeira. Por isso, o couro cabeludo precisa estar livre de resíduos de cosméticos e caspa, para que ele possa respirar. Caso contrário, o senhor cabelo fica fraco e começa a cair.O senhor cabelo também é eletrizável, ou seja, carrega de eletricidade.O senhor cabelo, quando mal cuidado pode ficar doente. Tricoptilose, tricorexe nodosa, tricoclasie, triconodose são patoligas que podem aoecer o cabelo.O senhor cabelo não gosta muito de calor. Por isso, quando passa por processos danosos como escova e prancha, fica fraco, ressecado e começa a quebrar.Ele até que gosta de mudar de visual, mudar sua forma, sua cor, mas desde que ele esteja nutrido e preparado para passar pelo processo químico.O senhor cabelo gosta tanto de seu dono que ele é o primeiro avisar quando o nosso organismo não está legal.Ele é um verdadeiro termômetro do que está acontecendo no nosso corpo. Quando o nosso corpo é acometido por doenças inflamatórias, infecciosas, hereditárias, neoplásicas, metabólicas, problemas de depressão, imunológica, disfunções hormonais diversas ou mesmo alterações hormonais, o senhor cabelo pode interromper o crescimento ou apresentar alterações de estrutura. Evidencia, portanto, em primeira mão, as alterações invisíveis por outros sintomas.O senhor cabelo indica para nós, em primeira mão, doenças como:
Anemia
doenças cardíacas
doenças renais
doenças do fígado
doenças gastro intestinais
diabete
lúpus eritematoso
reumatismo
leucemia
AIDS
etc

O SENHOR CABELO TEM VIDA. CUIDE DELE COM CARINHO, PRINCIPALMENTE DE SUA SAÚDE.Mas o que fazer quando o senhor cabelo está doente?De nada adianta usar cosméticos nele. Acredito que você já deva ter gastado muito dinheiro em cosméticos pro seu cabelo e não viu o resultado desejado.Cabelo doente precisa de remédio, de medicamento.

VOCÊS DEVEM ESTAR CURIOSOS EM SABER COMO TRATAR OS CABELOS COM MEDICAMENTOS E NÃO COSMÉTICOS?
ISTO É UMA OUTRA CONVERSA QUE VOCÊS VÃO APRENDER NO DECORRRER DO CURSO.
AGUARDEM...

EXPLICAÇÃO DE O COURO CABELUDO

NESTE TEXTO TEM UMA FRASE MUITO INTERESSANTE:


Cada folículo é um órgão em miniatura que contém componentes glandulares e musculares.
Os cientistas, através de estudos, chegaram a conclusão que: o aprelho pilossebáceo é um mini-órgão ou um pequeno órgão, assim como temos o sistema circulatório, sitema digestivo, etc.O pêlo, para nascer e crescer, precisa ter vários órgãozinhos para funcionar. A função do tricoterapeuta é o de ter conhecimentos de tricologia justamente para:
1- entender melhor o funcionamento deste mini-órgão;
saber quais os recursos disponíveis a serem usados quando algo não está funcionando bem;
2-aprender a tratar o couro cabeludo e fio de cabelo respeitando toda a anatomia e funcionamento deste mini-órgão.


Este mini órgão precisa se alimentar, precisa se proteger, precisa fabricar pêlo e nisto está envolvida toda uma estrutura complexa e super funcional.
É uma pena que, muitos cabeleireiros aprendem nas "escolas de cabeleireiros" a fazerem químicas, e "terapias" que, muitas vezes, prejudicam o funcionamento deste mini-órgão.Até muitos profissionais cabeleireiros que fazem cursos de "reciclagem" e se dizem "terapeutas capilares", por falta de conhecimentos sérios e verdadeiros,acabam fazendo terapias que prejudicam o funcionamento deste mini-órgão.

QUANTO À QUESTÃO:O que há por baixo do couro cabeludo que o tricoterapeuta deve saber?

1- GLÂNDULA SUDORÍPARA

2- GLÂNDULA SEBÁCEA

3- VASOS SANGUÍNEOS

4- RAIZ

5- BULBO, ETC.

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

EXPLICAÇÃO DE CABELO- UM VERDADEIRO TERMÔMETRO

POR QUE SERÁ QUE:Quando o corpo é acometido por doenças inflamatórias, infecciosas, hereditárias, neoplásicas, metabólicas, problemas de depressão, imunológica, disfunções hormonais diversas ou mesmo alterações hormonais, o cabelo pode interromper o crescimento ou apresentar alterações de estrutura?
A resposta é a seguinte:O nosso cabelo cresce diariamente e é a parte de nosso corpo que absorve mais energia e nutrientes.
Quando estamos doentes, os nutrientes que iriam formar os cabelos, vão para a parte afetada do corpo e por isso o cabelo fica fraco e pára de crescer.Isto está levando várias áreas da medicina a estudar melhor o fio de cabelo e a área de Tricologia ganha porque faz mais descobertas e passa estes estudos e descobertas para a área de medicina, cosmetologia, dermatologia, cabeleireiros, tricoterapeutas e tricologistas.O problema é que, muitos profissionais não repassam as informações ou interpretam de forma errada.
ATT.
MAÍSA

EXPLICAÇÃO DO QUE É TRICOLOGIA, TRICOLOGISTA CLÍNICO E TRICOEXAMES

PREZADO ALUNO. ESTÁ BEM EXPLICADO NA APOSTILA ESTE ASSUNTO.
POR ISSO, FAÇA OS SEUS COMENTÁRIOS, CLICANDO ABAIXO NO LINK COMENTÁRIOS E QUALQUER DÚVIDA ENTRE EM CONTATO POR VIA MSN E FALE DIRETAMENTE COMIGO.
OS ALUNOS QUE NÃO ESTIVEREM FAZENDO A LEITURA DESTE BLOG, NEM FAZENDO COMENTÁRIOS NÃO RECEBERÁ A SEGUDNA APOSTILA NEM PASSARÁ PARA A SEGUNDA ETAPA.

ESTE CURSO É MUITO SÉRIO E ESTÁ DIRECIONADO PARA PESSOAS SÉRIAS.
ATT.
MAÍSA

EXPLICAÇÃO DA HISTÓRIA DA TRICOLOGIA

Este texto tem alguns assuntos interessantes:1. Fala que, em 1902 Williams usou raio x para analisar o fio de cabelo e hoje, depois de 116 anos, já temos aparelhos moderníssimos que nos permitem ver até as cutículas do cabelo. É o "MES" ou "Microscópio Eletrônico de Varredura". Este aparelho é usado por cientistas e estudiosos do cabelo.2. Começou na década de 50 um estudo do fio de cabelo, que na verdade serviria somente de comparação com a lã de carneiro. Este estudo foi feito pelas industrias têxteis.3. Vemos que, em 1902 também foi criado o Instituto de Tricologia. Será que aqui no brasil, onde as mulheres se preocupam muito com os cabelos, não deveria haver um instituto de estudos de cabelo? Será que os dermatologistas não deviam se especializar mais nesta área, assim como os cabeleireiros?Eu percebo que muitas empresas de cosméticos passam alguns ensinamentos básicos sobre tricologia nas famosas "aulas de reciclagem", que na verdade só querem vender produtos.

PREZADO ALUNO, O QUE VOCÊ ACHA QUE DEVE SER FEITO EM RELAÇÃO AO ASSUNTO ACIMA?

terça-feira, 1 de setembro de 2009

QUERIDOS ALUNOS: VOCÊS DEVEM LER A EXPLICAÇÃO E FAZER OS COMENTÁRIOS, CLICANDO NO LINK COMENTÁRIOS.
ENTÃO VAMOS COMEÇAR A EXPLICAÇÃO:

Esta primeira parte da matéria vem explicar o que é a tricoterapia. Começamos com uma frase bem marcante:
“Não se pode ensinar alguma coisa a um homem: apenas ajudá-lo a encontrá-la dentro de si.”
O que esta frase quer dizer?
Ela quer dizer que só podermos ensinar algo a uma pessoa se ela estiver disposta a aprender. Por isso, é de extrema importância que vocês realmente se dediquem à leitura da apostila e na prática do aprendizado.
Qual a diferença entre terapia capilar e tricoterapia?
Atualmente, como a área de terapia capilar está crescendo rapidamente, muitos cabeleireiros estão fazendo aqueles "cursos de reciclagem" em empresas de cosméticos e acabam se identificando como "terapeuta capilar".
Já o tricoterapeuta é um profissional que fez um curso sério de 1 ano e aprendeu várias matérias com fundamento científico e trata os cabelos seguindo os princípios da tricologia.
Mas porque é importante seguir os princípios da tricologia?
É importante, porque o profissional tricoterapeuta vai cuidar dos cabelos e do couro cabeludo, respeitando a sua fisiologia, sua anatomia e suas necessidades vitais.
Por isso, ele se apresenta como tricoterapeuta e nunca como terapeuta capilar.
Você deve estar na dúvida se, fazendo este curso, pode se apresentar como tricoterapeuta.
A resposta é não, pois este curso vai ensinar as bases que um tricoterapeuta precisa para atender melhor, por isso o nome deste curso é curso a distancia de terapia capialr seguindo os princípios da cosmetologia e tricologia.
Eu posso dizer que você está no caminho da tricoterapia, mas precisaria fazer o curso de tricoterapeuta para se apresentar como tal.
Bom, mas voltando ao assunto de tricoterapeuta,deixei umas questões para vocês completarem na página 5 da apostila. Vamos lá...
Se o tricoterapeuta é o ____________ ("médico") do cabelo, ele deve ter as mesmas qualidades de um médico. Vamos comparar?

Médico: dedicação, muito estudo, disciplina, pontualidade, respeito para com o paciente, ética profissional, conhecimento, etc.
Tricoterapeuta: as mesmas qualidades de um médico.
Se você colocou outras qualidades, em vez das de cima, não tem problema.
O estudo de um tricoterapeuta funciona da mesma forma que o estudo de um médico: o tricoterapeuta tem aulas teóricas, aulas práticas, estágio, aula de laboratório, etc.

E quanto a esta frase?
O tricoterapeuta deve resolver o problema FÍSICO e EMOCIONAL do tricopaciente.
Muitas vezes o tricopaciente começa a tricoterapia com muita expectativa, ansiedade, medo de dar errado, decepção, depressão, etc.
É muito importante que o tricoterapeuta faça as tricoterapias e no final da mesma, o cliente tenha saído deste estado de depressão, ansiedade, etc. Ele deve estar tranquilo e confiável.
Mas como um tricoterapeuta consegue isto?
No curso profissionalizante de tricoterapia há duas matéria importantes: psicologia e comunicação que ensinam isto.

E quanto a frase:
Toda AÇÃO gera uma ................. (reação). A função do tricoterapeuta, numa consulta é encontrar a causa (ação). Por isso, estudo é fundamental.
A função do tricoterapeuta, numa consulta é encontrar a causa (ação). Ou seja, o tricopaciente chega com sintomas (reação) de uma patologia capilar e o tricoterapeuta, na consulta, tem que encontrar ao que está causando esta patologia( ação). J amais o cliente pode sair de uma consulta sem entender o que está causando e qual o nome da patologia. Por isso, estudo é fundamental. Tem que estudar muito, meus alunos!
Quanto ao trabalho do dermatologista, somente agora as faculdades de dermatologia estão colocando em sua grade curricular uma matéria que se chama tricologia, pois os dermatologista se preocupavam muito com pele e deixavam de lado o cabelo.
Como tinham pouco conhecimento, sempre indicavam a mesma coisa, xampu manipulado, tonico, etc.
Quem já foi ao dermatologista sabe disto.
A profissão de tricoterapeuta está crescendo muito por causa disto: somos profissionais competentes e que realmente tratam e recuperam os cabelos.
Aqui em Minas Gerais, muitos profissionais dermatologistas estão fazendo parceria com tricoterapeutas. Isto é muito bom.
A escola Hospital do Cabelo tem o único curso profissionalizante de tricoterapeuta do Brasil.
Bem, espero que tenham gostado da explicação e, por favor, façam seus comentários abaixo.
O nosso próximo assunto é A HISTÓRIA DA TRICOLOGIA.
Um abração e lembre-se: estudem tudo que aprendemos até agora.

ATT.
MAÍSA

ATENÇÃO: É OBRIGATÓRIO CLICAR ABAIXO E FAZER OS SEUS COMENTÁRIOS.